Os modelos reprodutivos apresentados pelos seres vivos, apesar de serem variados, podem ser agrupados em dois grandes grupos: reprodução do tipo assexuada e a sexuada. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Na reprodução assexuada, não há o envolvimento de gametas, o que impede a variabilidade genética.
Esse tipo de reprodução, também chamado de bipartição, cissiparidade ou fissão, ocorre em diferentes organismos e é comum em protozoários e bactérias. O processo de divisão binária baseia-se na divisão do organismo ao meio, dando origem a outro idêntico, exceto quando surgem mutações.
Podemos realizar a classificação dos fungos em sete filos: Chytridiomycota, Neocallimastigomycota, Blastocladiomycota, Microsporídia, Glomeromycota, Ascomycota e Basidiomycota. Os fungos são organismos agrupados, segundo a classificação de Whittaker, no Reino Fungi.
A reprodução sexuada ocorre em três etapas: plasmogamia, cariogamia e meiose. Plasmogamia: nessa etapa, ocorre a fusão do citoplasma de dois micélios. Como em muitas espécies os núcleos não se fundem imediatamente, os dois núcleos haploides permanecem aos pares na célula. Esse micélio é denominado de dicariótico.
Os fungos são organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, principalmente por meio da produção de esporos. Os esporos são células que, por mitose, originam novos indivíduos.
Principais grupos de fungos
Os fungos estão classificados atualmente em cinco grupos principais: quitrídeos, zigomicetos, glomeromicetos, basidiomicetos e ascomicetos, sendo este o mais diversificado. Atualmente há cerca de 100 mil espécies de fungos conhecidas.
Olá! Os principais grupos de fungos são: Chytridiomycota → Seus representantes são de água doces, as espécies marinha e terrestres são poucas. ... Ascomycota→ 75% dos fungos são pertencentes a este grupo, tendo mais de 32.