Clássicas Redes Industriais baseadas em FieldBus
Principais tipos de redes de computadores
A topologia da rede pode ser estudada por meio de oito topologias básicas:
As redes industriais são uma forma de automação de indústria, que consistem em protocolos de comunicação usados para supervisionar e gerenciar processos. Isso se dá por meio de uma veloz e precisa troca de informações entre sensores, computadores, máquinas, atuadores, entre outros equipamentos.
As redes de comunicações um conjunto de nodos, encarregados de processar a informação que circula pela rede; um conjunto de ligações, por meio das quais os nodos são conectados entre si e configuram a rede propriamente dita.
Um treinamento rede ASI é a capacitação para o entendimento e manuseio do tipo de rede complementar, que atua em conjunto com outras redes, tornando as conexões mais simples e rápidas. O sistema de rede AS-I é ideal para a comunicação entre atuadores e sensores.
O PROFIBUS é um padrão de rede de campo aberto e independente de fornecedores, onde a interface entre eles permite uma ampla aplicação em processos, manufatura e automação predial. Esse padrão é garantido segundo as normas EN 50170 e EN 50254.
DeviceNet é um protocolo de comunicação aberto utilizado em automação industrial para troca de dados entre dispositivos de controle. Ela utiliza ControllerArea Network (CAN), e define uma camada de aplicação para cobrir uma faixa dos perfis de dispositivos.
Profibus utiliza a topologia barramento e a característica desta topologia é uma linha cabeada central onde os dispositivos se conectam, cada um com seu cabo. A utilização de um barramento elimina a necessidade da uma linha de comprimento total indo a partir do controlador central para cada dispositivo individual.
Visão Geral. PROFIBUS (acrónimo de Process Field Bus) é o 2º tipo mais popular sistema de comunicação em rede Fieldbus ficando atrás somente do protocolo Modbus, sendo que em 2004, estimava-se que existiriam mais de 10 milhões de nós instalados mundialmente.
O fieldbus é uma rede local (LAN) para automação e instrumentação de controle de processos, com capacidade de distribuir o controle no campo.
A Sensor Bus conecta equipamentos simples e pequenos diretamente à rede. Os equipamentos deste tipo de rede necessitam de comunicação rápida em níveis discretos e são tipicamente sensores e atuadores de baixo custo.
Áreas com segurança intrínseca: utilização de até 9 equipamentos em áreas classificadas como Grupo IIC e até 23 equipamentos em áreas classificadas como Grupo IIB. Esses valores usam como referência uma corrente quiescente de 10 mA. Topologias: barramento, árvore ou estrela.