O processo de aprendizagem tradicional é baseado em cinco níveis: incompetência inconsciente, incompetência consciente, competência consciente, competência inconsciente e maestria.
A alfabetização envolve alguns processos relacionados. Alguns deles são a consciência fonológica, o conhecimento das letras e o reconhecimento do uso social da escrita. Confira um vídeo sobre cada um destes três aspectos. ACOMPANHEM!
A alfabetização se refere especificamente à aprendizagem e domínio do código alfabético. É o processo onde a criança aprende a decodificar os elementos que compõem a escrita.
Ele afirma que o método mais eficaz de alfabetização é o que chamamos fônico. E o pesquisador francês parte do ensino das letras e da correspondência fonética de cada uma delas, como se fazia antigamente.
Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.
Os pais podem tornar o processo de alfabetização e letramento mais fácil e rápido, promovendo:
1 - ALFABÉTICO É também conhecido como soletração, pois ensina o aluno a soletrar as sílabas até reconhecer a palavra, por exemplo, “d”, “a”, “da”, “d”, “o”, “do”: dado. É assim que você provavelmente aprendeu a ler e a escrever.
O método global integra o conjunto dos métodos analíticos que se orientam no sentido do todo para as partes. Defende que a criança percebe as coisas e a linguagem em seu aspecto global, que a leitura é uma atividade de interpretação de ideias e que a análise de partes deve ser um processo posterior.
Método é uma palavra que provém do termo grego methodos (“caminho” ou “via”) e que se refere ao meio utilizado para chegar a um fim. O seu significado original aponta para o caminho que conduz a algures. A palavra método pode referir-se a diversos conceitos. Por exemplo, aos métodos de classificação científica.
O método sintético baseia-se no ensino da leitura e da decifração de forma mecânica, cujo objetivo principal é que a criança faça a correspondência entre o oral e o escrito, por meio do aprendizado de unidades menores para unidades maiores.
Método Sintético Os métodos sintéticos podem ser divididos em três tipos: o alfabético, o fônico e o silábico. No alfabético, o estudante aprende inicialmente as letras, depois forma as sílabas juntando as consoantes com as vogais, para, depois, formar as palavras que constroem o texto.
A resposta correta é Alfabético, fônico e silábico.
Método Analítico -Método que analisa o todo (palavra). -Inicia-se com palavras frases ou contos. -Faz com que as crianças compreendam o sentido de um texto. -Não ensina a leitura através da silabação, estimulando a leitura e deixando o aluno a vontade.
43-45), os métodos de leitura agrupam-se em dois grandes grupos: os sintéticos, que vão da leitura dos elementos gráficos (o alfabético, o fônico, o silábico) à leitura da totalidade da palavra, e os analíticos, que partem da leitura da palavra, da frase ou do conto (historieta), para chegar ao reconhecimento de seus ...
Caracteriza-se por explorar o todo significativo e as partes simultaneamente. Dentro desse método, o professor poderá partir: O aluno e seu professor deverão comunicar-se por meio da língua de sinais. ...
O método fônico, também chamado de método fonético, é um método de alfabetização que prioriza o ensino dos sons dos grafemas do alfabeto, começando com as letras mais simples (vogais) e caminhando até as mais complexas (consoantes) para, depois, utilizá-las para formar sílabas e palavras.
Método fônico, consiste no aprendizado através de associação entre fonemas e grafemas, ou seja, sons e letras basearem-se no ensino do códico alfabético, tem como crítica o método da soletração. Método silábico a aprendizagem é feita atravéz de uma leitura mecânica do texto, decifração das palavras.
O método fônico ou fonético integra o conjunto dos métodos sintéticos que privilegiam as correspondências grafofônicas. Seu princípio organizativo é a ênfase na relação direta entre fonema e grafema, ou seja, entre o som da fala e a escrita.
O Ministério da Educação (MEC) recomenda às escolas brasileiras o uso do método fônico de alfabetização. A Política Nacional de Alfabetização privilegia cinco ações voltadas à estratégia de ensino da leitura e da escrita, valorizando sempre a decodificação de letras e segmentos de sons nas palavras.
c) Método silábico: A palavra já explica - a pessoa vai ser alfabetizada por meio das sílabas, o famoso “ba-be-bi-bo-bu”. O professor começa apresentando as mais simples e depois segue para as complexas (como “tra”, “lha”, “nho”). Aos poucos, a criança passa a montar palavras com as famílias silábicas que já aprendeu.
Sabe-se que a escrita nada mais é do que uma representação dos sons da fala por meio de símbolos/letras. O método fônico então, permite que aluno tenha uma compreensão do som das letras, sílabas, palavras, levando a uma escrita com uma melhor consciência fonológica.
Método ideovisual de Decroly consiste em iniciar o ensino da leitura a partir de pequenas histórias, adaptadas ou especialmente criadas pelo professor.
Jean-Ovide Decroly foi diretor da Escola "École d'Ermitage" (1907), cujo o ensino era direcionado aos meninos considerados de infância irregular, e que se tornou famosa como exemplo da Escola Nova. Ali aplicou ao ensino de crianças normais as conclusões extraídas da educação de excepcionais (Montessori).