Você sabe quais são os principais indicadores de endividamento de um negócio?
A liquidez imediata (LI) de uma empresa diz muito sobre a sua saúde financeira. Esse é um índice que responde o quanto do dinheiro disponível no caixa consegue cobrir suas obrigações de curto prazo. A LI calcula se o ativo disponível tem capacidade para fazer o pagamento do Passivo Circulante.
Veja: Se a liquidez seca for maior do que 1, se entende que a empresa possui capital disponível suficiente para arcar com as suas obrigações de curto prazo. ... Se a liquidez seca for menor do que 1, significa que a empresa não possui, hoje, capital suficiente para arcar com todas as suas obrigações.
Liquidez seca é o indicador que tem a função de medir a capacidade da empresa em cumprir suas obrigações financeiras no curto prazo. Por exemplo: Digamos que uma empresa que tivesse: Ativo Circulante: R$ 100 milhões. Estoques: R$ 15 milhões.
O Quociente de Liquidez Seca relaciona o quanto dispomos de disponíveis e conversíveis de curto prazo em dinheiro com as dívidas de curto prazo. É encontrado dividindo-se o Ativo Circulante pelo Passivo Circulante.
Estas informações podem ser obtidas facilmente no Balanço Patrimonial, nos grupos Ativo Circulante e Passivo Circulante.
O índice de liquidez corrente é calculado dividindo-se o ativo circulante da empresa (seus direitos de curto prazo, como o dinheiro em caixa e os estoques) pelo passivo circulante (as dívidas a curto prazo, como empréstimos, impostos, pagamentos a fornecedores, etc.).
O índice de Solvência Geral expressa o grau de garantia que a empresa dispõe em Ativos (totais), para pagamento do total de suas dívidas.
Solvência, em finanças e contabilidade, é o estado do devedor que possui seu ativo maior do que o passivo, ou a sua capacidade de cumprir os compromissos com os recursos que constituem seu patrimônio ou seu ativo.
Insolvência civil – declaração judicial de que as dívidas do devedor são maiores do que seu patrimônio. Atinge pessoas físicas ou jurídicas que não sejam empresários.