Na extensão longitudinal, os pontos extremos do Brasil localizam-se a oeste, no Acre, na Serra da Contamana, na nascente do Rio Moa; e a leste, na Ponta do Seixas, em João Pessoa, na Paraíba. A distância entre esses pontos extremos de leste a oeste é de 4.
Pontos extremos são locais que estão no limite de determinado território, delimitando-o. Partindo de uma parte central de determinado local, os pontos extremos são os pontos mais longínquos desse centro. Logo, esses pontos costumam marcar fronteiras entre cidades, estados e países.
Entretanto nos extremos do Brasil de leste a oeste temos 4319 km de extensão. Sendo o ponto mais oriental do continente americano a Ponta do Seixas. E logo após a Serra da Contamana no Acre é considerada o extremo-leste do território brasileiro.
Na geografia os pontos extremos são locais que estão no limite de determinado território, delimitando-o. Normalmente, temos que o desenvolvimento desses pontos sejam definidos a partir de questões políticas que envolvem posses territoriais de uma maneira geral.
Extremos altimétricos continentais
Ásia, incluindo as terras remotas e as pequenas ilhas
Lista de países por ponto mais a sul
Antártida
Rússia
município de Urupema
Nos estados Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão encravadas entre montanhas as cidades consideradas as mais frias do país: São Joaquim (SC), Urubici (SC) e São José dos Ausentes (RS), dentre outras cidades que fazem divisa com essas, como Bom Jesus (RS), Urupema (SC), Bom Jardim da Serra (SC) Cambará do Sul (RS), e ...
Urupema, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Lages são cidades onde neva com mais frequência, segundo dados da Epagri/Ciram. O monitoramento da neve em Santa Catarina pela Epagri iniciou há 21 anos, e desde então, as cidades mais altas no Planalto Sul é que costumam registrar o fenômeno.
(Mesorregião nº 4, formada por 02 microrregiões) Na região ficam as cidades mais frias do Brasil, e é comum ocorrer geada intensa e também, ocasionalmente, queda de neve durante o inverno. ( Mesorregião nº 6, formada por 04 microrregiões) É a região mais alemã do Brasil.
Índice
Santa Catarina fica no centro geográfico das regiões de maior desempenho econômico do país, Sul e Sudeste, e em uma posição estratégica no Mercosul. O Estado faz fronteira com o Paraná (ao Norte), Rio Grande do Sul (ao Sul), Oceano Atlântico (Leste) e Argentina (Oeste).
Territorialmente adota-se a divisão do estado de Santa Catarina pelas seguintes mesorregiões: Oeste Catarinense, região Serrana, Grande Florianópolis, Norte Catarinense, Vale do Itajaí e Sul Catarinense.
As mesorregiões eram uma regionalização em regiões que congregavam diversos municípios de uma área geográfica de um estado brasileiro com similaridades econômicas e sociais, dividindo-se posteriormente em microrregiões compostas de municípios limítrofes com organização espacial em comum e específica.
Cidades
O extremo leste de Santa Catarina é a Ponta dos Ingleses, no município de Florianópolis ( de latitude oeste), na microrregião homônima.
Mesorregião do Norte Catarinense