Líquidos que não se misturam entre si, como água e óleo, são chamados imiscíveis. Dos líquidos usados nesse experimento, apenas o óleo vegetal é imiscível com a água.
OS OPOSTOS NÃO SE ATRAEM Ela sugere que a água é polar e o óleo é apolar e, dessa forma, por apresentarem essa diferença de polaridade, eles não se misturam. É fato que substâncias apolares e polares se dissolvem melhor entre si, mas essa não é uma regra generalizada.
Conclusão: Observamos que na mistura de água e óleo, o óleo fica sob a água, ou seja, a densidade da água é maior que a do óleo. Misturando álcool e óleo acontece o contrário, isto é, o óleo fica submerso, pois tem densidade maior que a do álcool. Esta é a razão do resultado da mistura dos três líquidos.
A água e o óleo não se misturam devido a densidade e peso molecular diferente das substancias, e também pela solubilidade do óleo em relação a água, com isso temos uma mistura totalmente heterogênica com as duas fases bem definidas, isso se dá graças esses fatores.
Isso acontece porque o álcool é infinitamente solúvel em água, pois a hidroxila do álcool (etanol – CH3CH2OH) forma ligações de hidrogênio com as moléculas de água. Desse modo, algumas moléculas de água, que antes estavam interagindo com o sal, passam a interagir com as moléculas do álcool, por isso o sal precipita.
1 - Decantação: separa o óleo da água e álcool. 2 -Destilação fracionada: separa a água e o álcool.
Como são líquidos e miscíveis, o melhor método para separar é pela destilação. Aquecemos a mistura e o mais volátil (no caso, o álcool) evapora, e com isso ele condensa, separando a mistura.
“Quando a água é misturada com o álcool, o hidrogênio de uma molécula de um deles se junta ao oxigênio da molécula do outro e vice-versa, já que as cargas opostas se atraem”, explica o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo.
A obtenção do álcool é através da fermentação, ao acrescentarmos água e um pouco de ácido ao melaço. a Destilação é utilizada para separar misturas, isto significa isolar componentes, separar-se misturas formadas por sólidos e líquidos ou por vários líquidos.
Os métodos que permitem separar as misturas homogêneas: Destilação simples: empregada na separação de misturas homogêneas compostas por sólido-líquido. Destilação fracionada: outro método usado para separar misturas homogêneas que permite separar misturas líquidas.
destilação fracionada
Decantação, sedimentação, sifonação e centrifugação Esses processos baseiam-se em um único princípio: a diferença de densidade entre os componentes da mistura. Eles costumam ser usados em conjunto para separar misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis.
Estação de tratamento convencional da água
peneiração
A Separação magnética é um método de separação de misturas heterogêneas de componentes sólidos, mais especificamente para separação de misturas contendo ferro magnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro.
Um exemplo clássico da aplicação da separação magnética é quando temos uma mistura formada por areia e ferro. Quando passamos um ímã sobre a mistura, o ferro é atraído, sendo separado da areia. Isso ocorre porque apenas o ferro apresenta propriedade magnética.
A maioria das substâncias encontra-se como uma mistura, dessa forma, para que o homem possa utilizá-los para diferentes fins é necessário realizar a separação dos componentes dessas misturas. ... Os métodos de separação de misturas tem por objetivo separar substâncias diferentes ou separar os componentes de uma mistura.