Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos, sendo os monossacarídeos os carboidratos mais simples. A glicose é o monossacarídeo mais conhecido. Celulose e amido são dois importantes polissacarídeos.
Além da função energética, os carboidratos também têm função estrutural, pois participam da formação de estruturas dos seres vivos. Os carboidratos são classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos, de acordo com a organização e tamanho de suas moléculas.
Obesidade está mais relacionada ao consumo de carboidratos do que ao de gorduras, diz especialista. Brasília - O aumento da obesidade e do sobrepeso na população brasileira está mais relacionado ao consumo excessivo de carboidratos, como arroz, massas e batata, do que à ingestão inadequada de gordura.
Na alimentação contemporânea, as calorias ingeridas são muito maiores do que o gasto calórico das atividades de baixa intensidade do cotidiano. Quando não são gastas, elas concentram-se no corpo na forma de gordura e, ao longo do tempo, conduzem a pessoa à obesidade.
Quando comemos carboidratos, o pâncreas libera insulina para reduzir os níveis de açúcar no sangue. O hormônio insulina também faz com que o metabolismo armazene energia. Com o excesso de carboidratos, o pâncreas produz mais e mais insulina, isso faz o seu corpo armazenar gordura.
Sabe-se que o carboidrato é o principal fator a contribuir para a obesidade, por entrar mais diretamente na via glicólitica, desviando-se para a produção de gordura, se ingerido em excesso.
Determinadas variantes do gene PPARG parecem estar associadas com o aumento do percentual de gordura corporal associado à ingestão de carboidratos. A presença de uma variante faz com que o risco de obesidade aumente se ocorrer uma ingestão de carboidratos maior que 50%.
Dissacarídeos: reunião de duas hexoses, são eles a sacarose, lactose e maltose. Necessitam de digestão com a participação de enzimas para entrar na célula. Polissacarídeos: Formados por grande número de moléculas de monossacarídeos, são eles o amido, glicogênio, celulose e quitina.
Sacarídeos é um composto orgânico contendo açúcar ou açúcares. Um simples açúcar; monossacarídeo. Sacarídeos é um de uma série de carboidratos, incluindo os açúcares Eles são divididos em monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos e polissacarídeos de acordo com o número de grupos de sacarídeos que os compõem.
Veja a seguir 7 tipos de açúcar e suas características:
a diferença entre o amido e o açúcar é na sua classificação relacionado a sua complexidade. O Açúcar é um monossacarideo hexose( C6H12O6),ele é um carboidrato mais simples. Já o amido é um polissacarideo,um carboidrato mais complexo,formado por mais de 10 sacarrideos.