Eles receberam esse nome por causa da baixa reatividade que possuem. Dentre eles, temos o hélio (He), o neônio (Ne), o argônio (Ar), o criptônio (Kr), o xenônio (Xe) e o radônio (Rn).
Em lâmpadas comuns (incandescentes), o argônio é muito utilizado, já que a sua produção é barata. Outros gases nobres são: ... hélio, um gás de pequena densidade, usado em certos tipos de bexiga e balões dirigíveis; radônio, um gás radiativo, que, por isso é perigoso, em determinadas concentrações, para os seres vivos.
A explicação da baixa reatividade dos gases nobres se fundamenta pela regra do octeto, ou seja, é preciso que os elementos tenham oito elétrons em sua última camada para adquirirem estabilidade. No caso dos gases nobres, todos, com exceção do hélio, têm configuração na última camada do tipo ns2np6.
Exceto os gases nobres que são naturalmente gases, todos os elementos que são gases em temperatura normal são encontrados como moléculas. Essas moléculas são, por exemplo, o gás hidrogênio, representado por H 2 . A forma mais comum de oxigênio é conhecida formalmente como dioxigênio, O 2 .
Resposta: Os gases nobres apresentam dois ou oito elétrons na sua camada mais externa e pela regra do octeto estão estáveis sem a necessidade de interação com outros elementos químicos, portanto ficando livres na forma de gás no ambiente.
Alguns compostos não precisam ter oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade, são por isso considerados exceções à Regra do Octeto. ... Como o hidrogênio (H) precisa ceder dois elétrons para realizar a ligação (H ― Be ― H), o átomo de Berílio (Be) compartilha seus elétrons e atinge a estabilidade.
Assim, para que ele se torne estável precisa de um elétron. Por isso, ele precisa compartilhar um par de elétrons através de ligações químicas. Uma forma é ligar-se com outro átomo de Cloro e formar a molécula Cl2. Assim, alcança-se os oito elétrons na camada de valência, satisfazendo a regra do octeto.
O átomo A precisa perder um elétron (valência 1) para se estabilizar, ficando com configuração semelhante a de gás nobre. Já o átomo B precisa ganhar dois elétrons, para ter 8 elétrons na última camada e se estabilizar também. Logo é necessário dois átomos de A para doar 2 elétrons para 1 átomo de B.