Neste texto, você terá acesso a aplicações de um alguns importantes ácidos inorgânicos.
Os ácidos orgânicos estão presentes em alguns dos nossos alimentos, como na uva (ác. ... Os ácidos inorgânicos são ácidos mais perigosos e não podem ser ingeridos, pois podem causar sérios danos ou morte. O ácido fluoridrico (HF), por exemplo, é usado para corroer vidros.
Os ácidos são definidos como as substâncias que sofrem ionização em presença de água e originam, como um dos íons, o cátion H+. O que caracteriza os ácidos, de forma geral, é que eles apresentam o sabor azedo.
A diferença é que os compostos inorgânicos são representados pelos minerais em geral são frequentemente pequenos, não apresenta átomos de carbono e muitas contém ligações ionicas. ... Já Os compostos orgânicos sempre contêm carbono e são mantidos unidos principalmente ou totalmente por ligações covalentes.
Na Química Inorgânica, as quatro funções principais são: ácidos, bases, sais e óxidos. As primeiras três funções são definidas segundo o conceito de Arrhenius.
Funções inorgânicas são os grupos de substâncias químicas que não apresentam como elemento químico central o carbono (já que as substâncias que o apresentam pertencem às funções orgânicas), ou seja, fazem parte da Química Inorgânica. ... Sulfetos: substâncias binárias em que o enxofre apresenta o NOX -2.
As principais funções inorgânicas são os ácidos, as base, os óxidos e os sais. Esses compostos pertencem à Química Inorgânica e não possuem o elemento carbono disposto em cadeias.
Óxido: Compostos BINÁRIOS (2) em que o oxigênio é o elemento mais eletronegativo. Sais: São os que "sobram" de todos acima. Resultante de neutralização de uma base com um ácido.
Sais são substâncias formadas a partir da reação de neutralização entre um ácido e uma base, presentes no cotidiano, como o sal de cozinha. ... Ou seja, estão presentes em casa – como o sal de cozinha (NaCI) ou o bicarbonato de sódio (NaHCO3), ou nas escolas, que utilizam giz.
Os sais minerais, como ferro, cálcio, zinco, cobre, fósforo e magnésio, são nutrientes muito importantes para o organismo humano, pois contribuem para produção de hormônios, a formação de dentes e ossos e a regulação da pressão sanguínea.
Os óxidos, compostos formados por dois elementos (binários), em que o oxigênio é o mais eletronegativo, podem ser classificados em óxidos básicos. Um óxido básico é aquele que ao reagir com água gera uma base, ou, ao reagir com um ácido, produz sal e água. Exemplos: Na2O, K2O, CaO, MgO.
Lembrando que os óxidos anfóteros são aqueles formados pelos elementos zinco, alumínio, cromo (de NOX +3) e estanho. Uma reação química ocorre quando o óxido anfótero interage com ácido ou base porque esses óxidos apresentam característica dual, ou seja, podem atuar como um composto de caráter ácido ou básico.
Os óxidos anfóteros são óxidos que em determinados momentos comportam-se como óxidos ácidos e, em outros, como óxidos básicos. ... Os óxidos anfóteros só reagem com ácidos ou bases fortes. Veja um exemplo: o alvaiade, um pó branco usado pelos palhaços para deixar o rosto bem branco, é o óxido de zinco, um óxido anfótero.
Os óxidos anfóteros são óxidos que possuem um comportamento ambíguo, pois frente a um ácido eles se comportam como um óxido básico; e na presença de uma base se comportam como óxidos ácidos. Tanto a base como o ácido com o qual os óxidos anfóteros reagem devem ser fortes, com caráter químico bem pronunciado.
Os óxidos ácidos também chamados de anidridos são aqueles que reagem com a água e originam um ácido e que também reagem com uma base e geram água e um sal. Alguns exemplos de óxidos ácidos são: CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, N2O5, etc.