Verificado por especialistas D) Nesse caso aqui, o éster acetato de octila é formado pela reação entre o ácido acético (etanoico) e o 1-octanol.
Durante a esterificação, o grupo hidroxila (OH) do álcool interage com o hidrogênio (H) ionizável da hidroxila do ácido e forma a molécula de água. Já o éster é formado pela ligação do radical (R) do álcool com o oxigênio, que sobrou da hidroxila do ácido depois da formação da água.
Assim como na básicas, as hidrólises ácidas ocorrem em solução aquosa, sendo diluídas ou concentradas. Com isso, os principais componentes utilizados para a reação são o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido clorídrico (HCl). O ácido nítrico (HNO3) e fosfórico (H3PO4), também são utilizados dependendo da situação.
(Uftm 2012) Os aromatizantes são aditivos químicos utilizados para conferir e intensificar o sabor e aroma dos alimentos. O benzoato de metila, estrutura representada na figura, confere aroma ao kiwi. Na reação de hidrólise ácida do benzoato de metila, um dos produtos é a) fenol.
Um exemplo deste tipo é a reação de hidrólise de acetato de etila catalisada por uma solução aquosa de ácido clorídrico para formar ácido acético e etanol.
No caso de um éster, por não haverem terminações OH na molécula (e, logo, por não haverem ligações de hidrogênio entre as moléculas), a substância costuma ser mais volátil do que um ácido carboxilico ou que um álcool de mesma massa molecular, por possuir ponto de ebulição mais baixo.
Éteres são compostos orgânicos caracterizados pela presença de um átomo de oxigênio (O) ligado a dois radicais monovalentes alquila, ou seja, hidrocarbonetos (grupos orgânicos). Exemplo: ... Éteres são usados como solventes de óleos, gorduras, resinas e na fabricação de seda artificial.