EQST

Quais So Os Benefcios Do Jejum Intermitente?

Quais são os benefícios do jejum intermitente?

Em sua revisão, Mattson também relata que quatro estudos - em animais e pessoas - encontraram evidências de que o jejum intermitente diminui a pressão arterial, os níveis de gordura no sangue e ajuda a desacelerar a frequência cardíaca em períodos de descanso.

O que o jejum intermitente pode trazer de benefícios?

Além disso, todos os meus pacientes que fazem o jejum intermitente relatam melhores noites de sono, pois se você dorme em jejum, você produz mais GH (hormônio do crescimento e da juventude) e testosterona. Por consequência, vem o sentimento de mais disposição por uma questão hormonal.

Como emagrecer fazendo jejum intermitente?

O jejum intermitente emagrece caso você alimente-se de um cardápio saudável e com nutrientes. Diante disso, as gorduras boas, alimentos ricos em fibras, proteínas de alto valor biológico e carboidratos complexos devem ser priorizados.

Estou fazendo jejum intermitente e engordei?

Pular o café da manhã engorda Intuitivamente, no caso de jejum intermitente, a maioria das pessoas acredita que não tomar o café da manhã vai aumentar a fome e, consequentemente, provocar o ganho de peso. Um estudo publicado em 2014 comparou um grupo que consumiu café da manhã e outro que fez jejum.

Por que o jejum intermitente emagrece?

Quando o jejum intermitente é indicado? O método serve para quem quer emagrecer e perder gorduras. ‟Isso porque ele promove o aumento do metabolismo oxidativo, incentivando também a oxidação da gordura corporal”, explica a nutricionista.

Como funciona a dieta intermitente?

A proposta consiste em ficar sem comer nada, apenas água ou chás durante longos períodos. Para algumas pessoas, o jejum pode variar entre oito, dez, 12 ou mais horas e, até mesmo, dias seguidos. Funciona assim: em jejum, o organismo promove o catabolismo proteico, que nada mais é do que a perda de massa muscular.

O que comer durante a janela do jejum intermitente?

No campo das gorduras, manteiga, castanhas, azeite, castanhas e banha de porco também entram no cardápio. Além destes, carnes, peixes, frango, ovo, queijos, iogurte e açaí completam a lista dos liberados. As únicas bebidas que podem ser ingeridas são água, café e chá sem açúcar.

Como fazer jejum intermitente 12h?

Existem basicamente 3 modelos de jejum intermitente que já foram estudados pela literatura: Alternate Day Fasting (ADF): jejum a cada dois dias e consumo alimentar à vontade entre os dias de jejum; jejum duas vezes por semana em dias não consecutivos e ingestão alimentar a cada 12 horas.

Como o jejum intermitente age no organismo?

Mais adiante no jejum, assim que acaba a glicose armazenada, a gordura se torna a fonte seguinte de energia para o corpo. O fato de o corpo começar a queimar gordura ajuda na perda de peso, redução de níveis de colesterol e, por consequência, no risco menor de diabetes.

Quais são os riscos e efeitos do jejum intermitente?

Imagem: iStock Comer pouco nas horas reservadas à alimentação no jejum intermitente também é prejudicial à saúde, pois o organismo entra em um déficit de gordura e começa a consumir massa muscular. Aqui, a principal consequência é a diminuição do ritmo do metabolismo, que pode ser muito difícil de ser revertida.