Fenômenos naturais são acontecimentos não artificiais, ou seja, que ocorrem sem a intervenção humana. Alguns como terremotos, secas e furacões podem trazer muitos impactos negativos.
Não é mais uma surpresa que o Brasil esteja exposto a uma variedade de perigos naturais. A maioria dos eventos naturais recorrentes e interrupções é de natureza hidrometeorológica, tais como seca, chuvas torrenciais e deslizamentos de terra.
Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.
Os riscos naturais, são, fundamentalmente, fenómenos que podem produzir danos e estão associados à evolução da Terra ao longo dos tempos. Esta é a denominação usada para fazer referência aos riscos que não podem ser facilmente atribuídos ou relacionados com a acção humana.
Recomendar às administrações municipais que dediquem especiais atenções às áreas de risco e priorizem projeto e execução de obras de Engenharia Civil – como de canalização de rios, drenagens, proteção e recuperação de encostas, entre outras –, importantes para evitar problemas em áreas de risco e proporcionar a ...
É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:
Chamar os vizinhos e dependendo das condições, abrigar-se a pé. Colaborar com as atividades de extinção de incêndio, regaste e salvamento de pessoas machucadas. Usar a água e comida estocada para emergência. Tomar cuidado com boatos e assegurar informações corretas.
Limpe canais e galerias para evitar as inundações. Promova trabalhos educativos para que a população não impermeabilize os terrenos e permita a drenagem natural da água da chuva. Crie políticas públicas de moradia.
Como combater as enchentes?
Chuvas intensas, impermeabilidade do solo, destinação incorreta de lixo, problemas de drenagem e ocupação do solo são as principais causas das enchentes nas regiões brasileiras.
Em zonas urbanas, as chuvas elevam o nível dos rios e causam transbordamentos, enchentes e deslizamentos de terra, colocando em risco vidas humanas e gerando prejuízos econômicos.
Muita água pode causar inundação, alagamento, enchente, ressaca e deslizamento de terra. ... Sem chuva, há impactos socioambientais provocados pela seca e pelas queimadas florestais.
As chuvas têm causado prejuízos em vários locais do Distrito Federal. O excesso no volume de água provoca alagamentos, quedas de árvores, buracos no asfalto, falta de energia e danifica automóveis.
As inundações devido à urbanização são aquelas causadas pelo desmatamento, intensificando o escoamento superficial, impermeabilização do sítio urbano, construção inadequada de diques, alteração dos cursos naturais dos rios, projetos ineficazes de captação da água pluvial (chuva).
As enchentes constituem um grave problema no espaço das cidades, principalmente nos grandes centros urbanos. Geralmente, sua causa está relacionada com a acumulação da água das chuvas sem a existência de meios necessários para o seu escoamento.