A água tem características especiais que permitem a vida no planeta, entre elas, sua grande capacidade de dissolver substâncias, além de conter nutrientes orgânicos e inorgânicos, é encontrada em maior quantidade na forma líquida, aspectos essenciais aos seres vivos.
A água possui grande capacidade de dissolver diversas substâncias, o que a torna um “solvente universal”. Para agir como solvente, a água deve interagir com o soluto, promovendo a separação das substâncias ou realizando novas ligações. Essa propriedade é explicada pela polaridade da molécula.
A água é pura quando só contém moléculas H2O. Características da água pura: ponto de fusão (derrete, funde)= 0ºC e ponto de ebulição (ferve)= 100ºC, a 1 atmosfera de pressão e densidade = 1 g/cm3 (um grama de água ocupa um volume de 1 cm3). As substâncias puras são formadas por substâncias de um tipo só.
Essa capacidade térmica da água se deve à propriedade do calor específico. Calor específico: é a quantidade de calor necessária para alterar em 1°C a temperatura. ... Essa capacidade de dissolver as substâncias faz a água ser considerada um solvente universal.
a água é a única substância que pode ser encontrada nos três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso; a água pode ser considerada o solvente universal. a água possui alto calor específico que por sua vez se relaciona a quantidade necessária de calor para aumentar sua temperatura em 1 °C.
As características da água imprópria para o consumo são, cor alterada (turva), presença de qualquer tipo de gosto, aspecto gelatinoso (viscoso) e apresentar algum tipo de cheiro. A água própria para o consumo deve ser insípida (sem gosto), inodora (sem cheiro) e incolor (sem cor).
São aquelas que podem ser analisadas com os nossos sentidos, tais como visão, olfato, tato e paladar . Algumas dessas propriedades são: cor, cheiro, sabor, brilho e dureza. Por exemplo, a água é um líquido incolor, insípido e inodoro.
São características que se aplicam a qualquer matéria, independente da sua constituição.
Propriedades físicas específicas: Existem mais de trinta propriedades específicas da matéria, mas três são as mais usadas na identificação das substâncias, que são: densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição.
a) Massa e volume são propriedades gerais dos materiais, pois são comuns a toda e qualquer porção da matéria.
As propriedades gerais são aquelas que podem se repetir para substâncias diferentes, que não são exclusivas de um único material. Já as propriedades específicas são exclusivas e particulares de cada material puro, podendo ser usadas para identificá-los.
A matéria tem 8 propriedades gerais: inércia, massa, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade e descontinuidade.
As propriedades físicas são propriedades específicas de determinada matéria. São aquelas que podem ser observadas quando há ação mecânica ou do calor (energia térmica). Densidade, dureza, ponto de fusão, ponto de ebulição, calor específico, permeabilidade, condutibilidade. ...
As propriedades gerais são aquelas comuns a todos os materiais, independentemente da sua composição. São elas: massa, extensão, inércia, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade, elasticidade, indestrutibilidade e descontinuidade.
A cor, o ponto de fusão, o ponto de ebulição e densidades são exemplos de propriedades físicas. ... Uma propriedade física tem a característica de poder ser medida ou observada sem que a composição ou integridade da substância respectiva seja afetada.
Propriedades gerais da Matéria
Propriedades Químicas: Referem-se àquelas que, quando são coletadas e analisadas, alteram a composição química da matéria, ou seja, referem-se a uma capacidade que uma substância tem de transformar-se em outra por meio de reações químicas.
Chamamos de propriedades organolépticas aquelas que podem ser facilmente percebidas pelos nossos sentidos: olfato, visão, paladar e tato. São elas: Cor, brilho, transparência, brilho, textura, odor e sabor.
As características organolépticas ou sensoriais englobam: cor, brilho, odor, gosto, grã, textura, densidade, dureza e desenhos da madeira.
Quando tais características podem ser percebidas pelos sentidos humanos recebem o nome de propriedades organolépticas (do grego, organon, organismo, letpos, que impressiona), sendo elas: cor, brilho, odor, sabor e textura. ...
A palavra Organoléptica origina do Grego: organon = organismo e letpos = que impressiona....As Propriedades Organolépticas dos Alimentos são:
Os alimentos, como a carne, o peixe e os vegetais, têm cores próprias e quando são apresentados com uma cor diferente podem ser rejeitados pelos consumidores, seja por uma questão de hábito, seja por mostrarem indícios de deterioração.
Resposta: Chamam-se propriedades organolépticas às características dos materiais que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como a cor, o brilho, a luz, o odor, a textura, o som e o sabor.
Algumas dessas propriedades são: cor, cheiro, sabor, brilho e dureza. Por exemplo, a água é um líquido incolor, insípido e inodoro. As propriedades funcionais são características constantes em determinadas matérias, sendo pertencentes a um mesmo grupo funcional, tais como os ácidos, bases, óxidos e sais.
Matéria é tudo que ocupa espaço e possui massa de repouso (ou massa invariante). ... A massa é dita por alguns como sendo a quantidade de matéria em um objeto e volume é a quantidade de espaço ocupado por um objeto, mas esta definição confunde massa com matéria, que não são a mesma coisa.
Ambas são propriedades gerais da matéria, porém se diferenciam com relação ao volume da matéria. A Compressibilidade se dá quando a matéria está sofrendo a ação de uma força, seu volume diminui. ... A Elasticidade é a propriedade em que a matéria volta ao volume e à forma iniciais quando cessa a compressão.