As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas.
Cuidado para não confundir: As cordas da guitarra são contadas de baixo pra cima, ou seja, a primeira corda é a mais fina. A nota mais grave é a sexta corda, que é a nota Mi (popularmente conhecida como “Mizão”).
A 1ª corda (mizinha) tocada solta tem o mesmo som da 2ª corda (SI) tocada no 5º traste. Como nas estapas 1, 2 e 3. Vá girando a tarracha da corda MIZINHA até que os dois sons se igualem.
a) Se a nota está com a afinação ABAIXO do esperado você deve apertar a corda para ESQUERDA, (sentido ANTIHORARIO) até chegar na nota desejada. b) Se a nota está com a afinação ACIMA do esperado você deve apertar a corda para DIREITA, (sentido HORÁRIO) até chegar na nota desejada.
A afinação drop D, também conhecida como dropped D ou drop-D, é uma afinação de guitarra e baixo onde a corda mais grave (mi) é afinada um tom abaixo da afinação padrão (EADGBE), em ré. Ela pode ser representada, da corda mais grave para a mais aguda, como DADGBE ou no baixo como DADG.
No caso da afinação em C, é só abaixar dois tons. Em D um tom. esta mudança na afinação, na verdade ocorre sobre a tensão das cordas. A sua guitarra, se antes estava regulada para a afinação padrão, deve agora ser regulada para a nova afinação.
Para fazer a transposição de tonalidade, aumentar um tom em uma cifra, por exemplo, é necessário acrescentar o intervalo de um tom em todos os acordes da cifra. Vamos ver um exemplo que vai ficar mais claro....Então, ficará assim:
O primeiro truque é utilizar a quinta casa da corda anterior, uma vez que:
A afinação "padrão" pra B é B F# B E G# C#, mas eu prefiro muito mais usar B E A D F# B. É praticamente a afinação padrão (se tu for ver só tem o B ali na sexta e um F# no lugar do G), e "simula" uma guitarra de sete cordas sem a primeira. Quanto as cordas, não sei se 0.
Em GLOBAL você vai ver a direita as opções dos osciladores, escreva A=432 e de preferencia, feche o cadeado para poder trocar os presets e manter a mesma afinação. Clique na logo do Albino3 e com isso vai abrir uma outra parte, na primeira opção master tune, coloque 432.
Sua corda não irá arrebentar, pois o nylon tolera esse tipo de afinação. Então a dica é a seguinte, com as cordas todas afinadas meio com acima você irá puxar ela com o polegar por cima e o indicador e médio por baixo, assim: Tencione a corda, puxando com o dedo indicador e pressionando com o polegar.
Depende do tempo de estudo. As minhas de nylon duram cerca de 1 mês,no máximo um mês e uns 6 dias. De aço se passar a flanela sempre depois de tocar e comprar cordar de qualidade já vi durar no máximo 4 meses.