As três forças intermoleculares existentes são: força de dipolo permanente, força de dipolo induzido e ligação de hidrogênio.
As forças intermoleculares são classificadas em três tipos que variam conforme a intensidade:
As forças dipolo induzido-dipolo induzido são de fraca intensidade e ocorrem entre moléculas apolares, entre átomos de gases nobres ou entre moléculas polares e apolares. Essa força ocorre por uma deformação momentânea na nuvem eletrônica da molécula.
H2S é uma molécula que forma polos, devido a diferença de eletronegatividade entre o S (enxofre) e o H (hidrogênio). Logo, é uma molécula polar. Por isso, a interação intermolecular dessa substância é do tipo dipolo-dipolo.
A geometria da molécula de CH4 é tetraédrica, ou seja, não há nuvens de elétrons não-ligantes. Sendo assim, a molécula é APOLAR. Atuam as FORÇAS DE VAN DER WALLS, ou forças de dispersão, ou dipolo induzido.
Resposta. A interação que ocorre entre as moléculas de água são as pontes de hidrogênio. Lembre-se que essa ligação ocorre com o hidrogênio interagindo com o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio.
Resposta. O Iodo molecular ( I2 ) é apolar, logo as interações intermoleculares serão dipolo induzido - dipolo induzido.
Resposta. Há as Pontes de Hidrogênio. Esta é uma interação intermolecular que há tanto no estado sólido quanto líquido da água.
Assim como os átomos reagem entre si para se estabilizarem e formarem moléculas, as moléculas também podem interagir entre si, formando diferentes estruturas. Sendo assim, podemos dizer que duas forças de naturezas distintas atuam no interior da matéria: as forças intermoleculares as forças intramoleculares.
Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.
As forças intermoleculares são aquelas responsáveis por manter moléculas unidas na formação dos diferentes compostos, elas se classificam em: Força dipolo-induzido: é causada pelo acúmulo de elétrons em determinada região da molécula.
Dipolo-dipolo: ocorre entre moléculas polares. As moléculas interagem de forma que o polo negativo de uma se une ao polo positivo da outra. Pontes de hidrogênio: a molécula deve apresentar átomos de hidrogênio ligados a elementos muito eletronegativos, como o flúor, oxigênio e o nitrogênio.
Em geral as moléculas têm mais de três átomos e são classificadas como moléculas poliatômicas. As proteínas, por exemplo, chegam a ter milhares átomos de diferentes espécies.
As forças de atração ou repulsão entre entidades moleculares (ou entre grupos dentro da mesma entidade molecular) diferentes daquelas que são devidas à formação de ligação ou a interação eletrostática de íons ou grupos iônicos uns com os outros ou com moléculas neutras.
Trata-se de uma força de atração que surge entre todos os corpos que possuem massa. ... A força gravitacional é uma força atrativa que surge entre todos os corpos com massa. O planeta Terra, por exemplo, é capaz de atrair os corpos ao seu redor em direção ao seu centro por causa de seu campo gravitacional.
Dois corpos eletricamente carregados podem exercer atração ou repulsão entre si de acordo com o seu sinal de carga. Corpos com cargas elétricas de sinais iguais repelem-se, e corpos cujas cargas elétricas possuem sinais contrários atraem-se.