São denominados pela letra R se- guida dos números um até oito. Os estádios reprodutivos abran- gem quatro distintas fases do desenvolvimento reprodutivo da planta, ou seja, florescimento (R1 e R2), desenvolvimento da vagem (R3 e R4), desenvolvimento do grão (R5 e R6) e maturação da planta (R7 e R8).
Ele ainda ressalta a importância de se conhecer a fenologia da cultura, a fim de manejar de forma adequada a dessecação. Segundo Albrecht, quando o objetivo é eliminar hastes verdes para uniformizar a área ou controlar plantas daninhas, o ideal é dessecar a partir do estádio R7.
O momento adequado para realizar a dessecação é na maturação fisiológica do grão, que é observado quando este já tenha atingido o máximo de peso de matéria seca e se desliga fisiologicamente da planta (R7). Neste momento os grãos passam a ter coloração amarelada e as plantas apresentam 75% das folhas e vagens amarelas.
A dessecação pré-colheita da soja, com uso de herbicida, é uma prática muito comum que tem três objetivos: uniformizar a área da soja, controlar plantas daninhas e antecipar a colheita, pois o produtor obtém uma antecipação média de cinco dias, o que antecipará o plantio do milho safrinha.
Isto porque, as sementes de soja têm, no ponto de maturação fisiológica, a mais alta viabilidade e o máximo vigor. O intervalo entre a maturação fisiológica e a colheita raramente apresenta condições climáticas favoráveis para a conservação da qualidade das sementes, especialmente em regiões tropicais.
Pode-se citar como principais fatores externos que influenciam a germinação, a luz, temperatura, disponibilidade de água e o oxigênio. A qualidade de luz durante a maturação da semente é um importante fator controlador da germinação.
Escala fenológica da soja. As condições ambientais que mais influenciam a produtividade de uma cultura são: luz, água, temperatura e nutrientes.
1 - Quais as principais três fatores climáticos que influenciam o desenvolvimento e crescimento da soja? Faça um pequeno resumo de cada um deles. - Os fatores são Água(Hídrico), Temperatura(Térmico) e Radiação Solar(Fotoperiodico). ... Cada fase de desenvolvimento da planta, possui uma faixa de temperatura ideal.
A planta de soja produz a maior parte da sua massa seca por meio de um processo único, denominado fotossíntese. ... Na prática, o crescimento, desenvol- vimento e rendimento da soja resultam da interação entre o potencial genético de um determinado cultivar com o ambiente.
O estádio R5 é subdividido em 5 pontos, onde correspondem ao enchimento dos grãos até atingirem seu tamanho potencial....R5
As cultivares de soja podem apresentar três tipos de crescimento: determinado, indeterminado, e semideterminado. A grande maioria das cultivares brasileiras de soja apresenta tipo determinado, que é caracterizado pelos seguintes atributos: Após o início do florescimento, a planta cresce pouco e não mais ramifica.
O hábito de crescimento determinado caracteriza-se por ter o caule e os ramos laterais terminando em uma inflorescência, por possuir um número limitado de nós (região mais espessa do caule onde nascem os brotos, ramos, folhas e flores) e pela floração iniciar-se no sentido do ápice para a base da planta.
A soja é uma leguminosa, assim como o feijão, a ervilha, a lentilha e o grão de bico. Supernutritiva contêm proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Sua proteína se compara à proteína animal, 100g de soja fornece a metade da quantidade diária de proteínas recomendada para um adulto.
Desenvolvem vagens (legumes) levemente arqueadas que, à medida que amadurecem, evoluem da cor verde para amarelo-pálido, marrom-claro, marrom ou cinza, e que podem conter de uma a cinco sementes lisas, elípticas ou globosas, de tegumento amarelo pálido, com hilo preto, marrom, ou amarelo-palha.
Fabaceae
O fruto da soja é um legume, comumente chamado de vagem, que apresenta comprimento, forma e cor variáveis para cada cultivar. A forma pode ser achatada, ovalada, reta, pouco curvadas, até quase cilíndrica, conforme a forma das sementes, que a vagem contém (VERNETTI, 1983).
Além do grão como alimento funcional, a soja é utilizada para a produção de produtos como chocolate, temperos prontos e massas. ... No Brasil, 80% do farelo de soja, junto com o milho, compõem a ração fabricada para a alimentação animal. É a transformação da proteína vegetal (grão) em proteína animal (grão mais carne).
Óleo de soja, leite de soja, diversos alimentos que levam a soja como base. A soja é uma das principais exportações nacionais, muito importante para o desenvolvimento de regiões como o centro oeste.
A soja causa má digestão? Em alguns casos, a soja pode estimular alguns desconfortos gastrointestinais, como dores na região abdominal e flatulência. De acordo com a nutricionista Fernanda Maluhy, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, isso ocorre devido à presença de um componente na soja, conhecido como fitato.
Soja verde e soja preta Além da tradicional soja "amarela", há outros dois tipos de soja bastante conhecidos. A soja verde, chamada também de edamame, é uma ótima fonte de ácido fólico, cálcio e ômega-3, importantes para a saúde dos ossos e para a memória.