Para exercer a carreira de auditor são necessários alguns atributos ou características, a saber: ü Estabilidade emocional e espiritual. ü Humildade. ü Não pré-julgar ou incriminar as pessoas que estão sendo auditadas, pois a auditoria tem como finalidade prevenir, evitar erros e incorreções, mas não acusar as pessoas.
O auditor interno deve ter o máximo de cuidado, imparcialidade e zelo na realização dos trabalhos e exposição das conclusões, para tanto é necessário autonomia e credibilidade para poder revisar e avaliar políticas e planos, procedimentos, normas, operações e registros, imprimindo qualidade excepcional aos seus ...
Todo o relacionamento com o auditado deve ser desenvolvido tendo como princípio a humildade, sinceridade, honestidade, diálogo, cortesia e amabilidade.
III - A principal característica da auditoria interna é a independência, ou seja, não possui vínculo com a empresa auditada. IV - O parecer do auditor independente pode ser classificado em: sem ressalva, com ressalva, adverso ou com abstenção de opinião.
Estes dois tipos são denominados de Auditoria Externa e Auditoria Interna. A Auditoria Externa é aquela realizada por auditores independentes (sem relação com a empresa auditada) e têm por objetivo o exame das demonstrações contábeis para emitir um parecer ou opinião sobre a posição das mesmas.
Auditoria externa é uma atividade exercida por um profissional independente, que segue padrões técnicos para verificar a confiabilidade de ações ou informações. Em geral, as empresas contratam auditoria externa para atestar a veracidade dos dados contábeis e auferir a saúde financeira do negócio.
Trata-se de uma atividade que analisa as demonstrações contábeis da organização para identificar possíveis falhas. Para isso, são utilizados alguns procedimentos técnicos e, ao final, é emitido um parecer informando se os dados estão de acordo com os princípios fundamentais e as normas da contabilidade do país.
O Auditor Externo é o profissional responsável por observar os regulamentos externos, ou seja, de terceiros das empresas. Um Auditor Externo observa os regulamentos com maior rigor do que qualquer outro empregado, mantendo alto padrão de comportamento moral e funcional.
Como preparar a empresa para uma auditoria externa?
Tarefa:
As auditorias, portanto, são empresas especializadas em realizar um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas por outras empresas, olhando sobretudo para os registros da contabilidade – averiguando veracidade e consistência desses dados, e se as operações financeiras estão de acordo com os padrões ...
Veja, a seguir, os principais pontos a serem observados na realização de uma auditoria externa:
O que deve constar no relatório de auditoria?
A auditoria tem por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.
A auditoria externa tem a finalidade principal de comprovar a veracidade dos registos e informações contábeis apresentados por uma empresa. ... Dessa forma, a auditoria externa acaba se provando como um instrumento essencial para transmitir segurança e confiabilidade quanto as informações divulgadas pela companhia.
A auditoria interna ocorre quando o auditor está ligado à empresa. Ele pode ser alguém da equipe do setor contábil ou um contador. Já na auditoria externa, o auditor é independente da organização, ou seja, é um terceiro, contratado particularmente para esse fim.
Por exemplo, se o seu foco por puramente contábil e você deseja conseguir empréstimos, investidores ou aumentar valor de mercado, a sugestão é uma auditoria externa. Se o foco for operacional e em melhoria de processos ou gerar informações para a alta administração, escolha a auditoria interna.
A extensão do trabalho definirá uma das três formas de auditoria, abaixo discriminadas:
As formas mais conhecidas de auditoria definem-se quanto à extensão, à profundidade e à tempestividade.
A auditoria operacional pode ser desenvolvida tanto pela auditoria externa ou pela auditoria interna, mas, por ser necessária uma aplicação de caráter permanente, aplica-se mais ao perfil de auditoria interna.
A Auditoria Governamental, subdivide-se em três espécies principais (ISSAI 100): Auditoria Financeira e Auditoria de Conformidade e Auditoria de Desempenho. As duas primeiras são denominadas auditoria de regularidade, já a terceira, é denominada auditoria operacional. A seguir conheça os detalhes.
Vejamos um pouquinho mais sobre cada uma delas:
Tipos de auditoria ambiental
Cerqueira (1977) descreve três tipos de auditoria aplicáveis ao serviço de enfermagem: Auditoria Retrospectiva, administração da qualidade dos serviços prestados após a alta do paciente; Auditoria Operacional corresponde o método concomitante ou concorrente (durante o ato do atendimento); Auditoria de Plano de Cuidados ...