Existem rios de regime pluvial, quando sua vazão depende da água das chuvas; rios de regime nival, quando a origem das águas ocorre com o degelo; e rios de regime misto, que dependem do degelo e das chuvas. Um exemplo deste último é o Rio Amazonas.
Equivale ás variações verificadas entre as cheias e as vazantes. Diversos elementos influenciam sobre essas variações: Clima, Relevo e natureza do solo. A variação do volume de água dos rios durante o ano recebe o nome de regime fluvial Um Regime pode ser Regular: Caso o volume da água se mantenha.
Tem-se vantagem nos recursos hídricos que podem ser utilizados para cultivar alimentos, abastecimento, irrigação e para consumo de água por parte de animais, entre outras vantagens.
Os rios são uma das mais importantes fontes de água doce disponíveis na natureza. Os seres vivos não vivem sem água. Em razão dessa dependência, o homem sempre esteve próximo a esses recursos, grandes civilizações surgiram às margens dos rios e até hoje eles desempenham um grande papel para a humanidade.
As plantas são muito importantes, porque nos dão ar puro para respirar. ... A maioria das plantas são compostas por várias partes, a raiz por onde se alimenta e se segura à terra, o caule que mantém a planta direita e transporta a água e os nutrientes a todas as partes da planta e folhas por onde respiram.
Os répteis e os anfíbios são animais muito importantes para o equilíbrio ambiental. As temidas serpentes controlam populações de ratos, enquanto os lagartos se alimentam de uma grande variedade de insetos e ainda servem de alimento para alguns animais vertebrados.
No equilíbrio ambiental, vários elementos naturais, que fazem parte da cadeia alimentar ou não, estão em equilíbrio, mantendo assim, a continuidade das espécies e o ecossistema ajustado. ... Esta recuperação atraiu animais como castores que, por sua vez, geraram habitats para outras espécies.
A vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem.
Alguns insetos como, por exemplo, o escaravelho participam da decomposição. Invertebrados (minhocas, vermes e lesmas) também auxiliam neste processo. ... A decomposição é extremamente importante para o perfeito funcionamento da natureza e manutenção do equilíbrio ecológico.