Principais sintomas
Esse tipo de tumor pode ser percebido por meio de alguns sinais e sintomas, como inchaço ou aparecimento de nódulo na boca, dificuldade para engolir e sensação de fraqueza no rosto, que podem ser mais ou menos intensos de acordo com a glândula salivar acometida e extensão do tumor.
As glândulas salivares secretam a saliva, que atua na digestão e protege as mucosas. As três principais glândulas salivares são: parótidas, submandibulares e sublinguais. As glândulas salivares são glândulas exócrinas, consideradas como anexos do sistema digestório, que lançam o seu produto na cavidade bucal.
Para um diagnóstico minucioso e tratamento mais abrangente (respondendo sua pergunta de qual a especialidade médica) sugiro o Otorrinolaringologista(que faça Cir. Cabeça e Pescoço) ou Cirurgião(ã) de Cabeça e Pescoço.
Para o tratamento geralmente são utilizados anti-inflamatórios e antibióticos, massagem na região para ajudar a eliminar a saliva e para os casos mais graves, a cirurgia para a remoção desses cálculos pode ser necessária. Uma boa higiene bucal é importante e ajuda na prevenção, assim como a ingestão de água.
Como é feito o tratamento. Em casos em que a dimensão da pedra seja pequena, o tratamento pode ser feito em casa, tomando rebuçados sem açúcar e bebendo muita água, de forma a estimular a produção de saliva e forçar a pedra a sair do ducto. Também se pode aplicar calor e massagear gentilmente a região afetada.
Coloque no prato
QUAIS OS FATORES QUE ESTIMULAM A PRODUÇÃO DE SALIVA? A secreção salivar é estimulada por fatores térmicos, mecânicos ou químicos. Ela é estimulada também pela sensação gustativa agradável produzida pelos alimentos , porém as substâncias de sabor desagradável, como ácidos e álcalis, também causam aumento de secreção.
Remédios caseiros para boca seca (xerostomia)
A saliva viscosa é caracterizada pela grande quantidade de mucina – sustância que favorece a fixação de bactérias, restos alimentares e células descamadas da boca. As bactérias, ao metabolizarem as células descamadas, que são ricas em aminoácidos com enxofre, liberam essa substância que provoca o mau hálito.
A boca seca (xerostomia) pode ser ocasionada por diversos fatores. Alguns medicamentos como descongestionantes, analgésicos, diuréticos, remédios para pressão alta e depressão podem alterar a produção de saliva. A menopausa também pode afetar as glândulas salivares devido as mudanças nos níveis de hormônio.
E o bafo matinal? Ter mau hálito ao acordar é normal. Isso ocorre por causa do jejum aliado à diminuição do fluxo de saliva que acontece normalmente durante o sono. No entanto, se após o café da manhã e a escovação dos dentes o odor persistir, é importante buscar ajuda profissional.
Como tirar bolinhas brancas da garganta (caseum)
Nem sempre aquele cheiro forte e, na maioria das vezes, desagradável que sai da boca é sintoma de um simples mau hálito. O odor que persiste mesmo após escovar os dentes, passar fio dental e utilizar enxaguante bucal é chamado de halitose.
Procure um dentista estomatologista ou periodontista para eliminar possíveis causas. Beba bastante água, evite longo períodos sem se alimentar, Capriche na higiene bucal, mantenha a glicemia em níveis adequados e utilize, de vez em quando, goma de mascar ou balas sem açúcar, para aumentar o fluxo de saliva.
Mesmo assim o odor vindo do estômago nesses casos não é considerado mau hálito, segundo o especialista. “Porque o odor do hálito vindo do estômago será ácido e não o característico odor de enxofre presente na halitose crônica”, explica acrescentando que é uma alteração breve e passageira do hálito.
Para eliminar o mau hálito de uma vez por todas deve-se comer alimentos de fácil digestão, como saladas cruas, manter a boca sempre úmida, além de manter a boa higiene bucal, escovando os dentes e passando o fio dental todos os dias.
2. Manter a boca úmida com limão
Infecções na garganta ou sinusite Quando se está com a garganta inflamada e se tem pus na garganta, ou quando se está com sinusite, é normal ter mau hálito porque nesse caso existem muitas bactérias a região da boca e da cavidade nasal que acabam liberando este mau cheiro.
Teste o seu hálito Primeiro dê uma lambida no pulso, espere por trinta segundos e cheire-o. Depois, responda sim ou não para as perguntas seguintes: Você respira pela boca? Fuma?
Não há como identificar se tenho mau hálito? Nós não conseguimos sentir o próprio hálito porque o nosso corpo tem um mecanismo no cérebro que "apaga" os cheiros que são contínuos. O mesmo acontece com o cheiro do seu perfume. Na hora em que você passa, você sente, depois de um tempo não sente mais.
Por que alguém com mau hálito não percebe sua condição? Não sentir o mau cheiro do próprio hálito é uma situação bastante comum. Isso ocorre devido a um processo fisiológico de adaptação chamado Fadiga Olfatória.
Como forma paliativa, bala e chiclete são boas saídas para momentos em que o período entre as higienizações fica mais longo. A bala disfarça o mau hálito e o chiclete impede a fermentação dos alimentos que ficaram na boca. Mas eles devem ser sem açúcar.