Tipos de exploração: exploração comercial diversificada; exploração comercial especializada, exploração para industrialização.
As hortaliças, também conhecidas como legumes e verduras, são as folhas, as flores, os talos, os caules, as raízes ou outras partes comestíveis de certas plantas. Em geral, são plantas herbáceas, cujos caules são mais macios que os dos arbustos ou das árvores.
As principais hortaliças folhosas sãoalface,repolho, couve, rúcula, espinafre, almeirão, agrião, acelga,chicória e outrasde folhas comestíveis.
As olerículas são espécies de plantas, que são conhecidas também como hortaliças e que abrangem as culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos e alguns frutos como o melão e a melancia.
Hortaliças – As hortaliças são uma categoria de vegetais que inclui as verduras e os legumes. Tratam-se de alimentos cultivados em hortas.
Qual a diferença entre hortaliças,legumes e verduras? Hortaliça é todo o vegetal cultivado em horta. Legumes são os vegetais em que o que se come não são as folhas (exemplos: couve-flor, brócolis ou tomates). Costuma-se chamar de verduras os vegetais cuja parte comestível é folhosa (exemplos: alface, agrião e rúcula).
As verduras são aquelas em que a parte comestível são as folhas, as flores ou as hastes, como é o caso da alface, do repolho ou da couve, por exemplo. Já os legumes são aqueles em que a parte comestível são frutos ou sementes, como acontece com o feijão, a lentilha, o arroz, o pimentão, a laranja e a abobrinha.
Hortaliças-fruto - utiliza-se o fruto, verde ou maduro, todo ou em parte: melancia, pimentão, quiabo, ervilha, tomate, jiló, berinje- la, abóbora.
Hortaliças fruto Aquelas em que se utiliza o fruto, verde ou maduro, todo ou em parte (melancia, pimentão, quiabo, ervilha, tomate, jiló, etc.)
Verduras: acelga, alface, alho-poró, coentro, endívia, escarola, repolho, rúcula e salsa; Legumes: abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame, jiló, milho-verde, nabo, pepino, quiabo e tomate.
É muito comum pensarmos que hortaliças e verduras são a mesma coisa. Mas, não é bem assim. As verduras são apenas um tipo de hortaliça....Confira alguns exemplos:
Feijão, arroz, pimentão, abobrinha, batata, cenoura, cebola, milho, trigo. Alface, repolho, couve, brócolis, couve-flor, espinafre, rúcula. Leguminosas, cereais, oleaginosas, frutas. Apenas um grupo.
As 10 hortaliças mais consumidas no Brasil e como cultivá-las
banana
Já o mercado brasileiro de hortaliças é altamente diversificado e segmentado, com o volume de produção concentrado em seis espécies – batata, tomate, melancia, alface, cebola e cenoura, sendo a agricultura familiar responsável por mais da metade da produção.
Escarola, endívia, chicória e almeirão; verduras amargas que fazem bem para a sua saúde.
Benefícios de alimentos amargos
As ervas cultivadas pelos antigos como propósitos, práticas que variavam desde a fabricação do óleo, essências e de usos em culinária até fins medicinais.
Lista de frutas amargas muito comuns
Fruta azeda da mata atlântica, cambuci ressurge em cachaça e comidas
Se picar, o gosto delas fica predominante. Depois que a salada estiver pronta, raspe a casca de 1/2 limão siciliano sobre ela e misture. Cuidado para não usar a parte branca do limão, ela amarga.
Engana-se quem pensa que o paladar humano só reconhece quatro gostos básicos: doce, salgado, azedo e amargo....Doce, salgado, amargo, azedo… e Umami.
Amargo é o contrário de doce, azedo quer dizer ácido, estragado significa que não presta, prejudica a saúde. Por vezes diz-se azedo, por estragado, quando se trata de sopa, porque o facto de esta estar estragada (ou quase…) lhe confere certa acidez; aqui azedo está, pois, por estragado, o que sucede muito no Verão.
adjetivo Que tem sabor ácido; acre. Que se estragou pela fermentação: alimento azedo. [Figurado] De mau humor; irritado: pessoa azeda. [Figurado] Que age ríspida e rudemente; áspero.
Mas se os alimentos azedos são saborosos e bons para nós, porque é que fazemos “cara feia” quando comemos um limão? “O enrugamento do rosto é uma espécie de resposta de rejeição“, disse Breslin, “ou uma resposta de sinalização para nós mesmos e para os outros”.
Quando você come algo muito doce, a saliva fica com uma concentração tão grande de açúcar que todas as papilas acabam cobertas de glicose. Qualquer outro alimento que você provar a seguir parecerá sem gosto. Essa sensação ocorre não apenas com o doce mas também com os outros sabores.