Mario Sergio Cortella e Pedro Cortella comandam esse podcast que traz assuntos interessantes com viés filosófico e ao mesmo tempo com a intimidade de pai e filho.
Com estreia em 2019, Café da Manhã é um dos podcasts mais ouvidos por quem quer se informar sobre política, cultura e diversos assuntos da atualidade.
Produzido pela empresa B9, História Preta é apresentado por Thiago André e tem como foco a memória e cultura do povo negro no Brasil e no mundo.
Em segundo lugar nos mais ouvidos do Brasil, um dos fenômenos deste ano: A Mulher da Casa Abandonada. Em oito episódios, o jornalista Chico Felitti nos leva a conhecer a excêntrica personagem "Mari", uma mulher que mora em uma mansão em pandarecos em Higienópolis, um dos bairros mais ricos de São Paulo. Aos poucos, a investigação de Felitti nos mostra um cenário muito mais obscuro: por trás do nome inventado e de uma pomada branca que passa na cara, "Mari" na verdade de chama "Margarida Bonetti" e esconde a acusação de ter cometido um crime hediondo nos Estados Unidos, há 20 anos.
Com a premissa de ser "o podcast mais importante do seu dia", o Café da Manhã é o mais escutado no segmento de notícias hard news, ou, "notícias quentes". Atualmente apresentado pelos jornalistas Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian, o podcast traz, de segunda a sexta-feira, na parte da manhã, o fundamental sobre os assuntos do momento no Brasil e no mundo. Lançado em janeiro de 2019, o Café da Manhã é uma parceria entre a Folha de São Paulo e o Spotify.
Não Inviabilize é o podcast da psicóloga e contadora de histórias Déia Freitas, que resume seu programa como "um espaço de contos e crônicas, um laboratório de histórias reais. Aqui você ouve as suas histórias misturadas às minhas!"
Para quem quer saber mais sobre alimentação consciente, esse podcast é a pedida! Prato Cheio é um programa derivado do site O joio e o trigo, que busca trazer informações sobre o “comer como um ato político”.
A ficção Caso 63 é um original Spotify lançado em 2020 e já está na sua terceira temporada. A história se passa em 2022, quando a psiquiatra Elisa Aldunate começa a gravar as sessões com um enigmático paciente chamado "Caso 63". Segundo este homem, ele é um viajante no tempo. As sessões de terapia, que começam como rotineiras, se transformam em relatos que ameaçam as fronteiras do possível e do real. No Brasil, o podcast foi adaptado como "Paciente 63" e é narrado por Mel Lisboa e Seu Jorge.
Esse é um programa no qual os apresentadores discorrem sobre vários assuntos relevantes na contemporaneidade pelo viés da psicanálise e trazem convidados importantes para comentarem sobre o que está sendo discutido.
Esse é um podcast que traz assuntos do universo audiovisual e cultura pop, como cinema, séries e streaming, sendo um desdobramento do site Cinema com Rapadura.
Assim, discute assuntos como os alimentos ultraprocessados, a indústria do agronegócio, a epidemia de fome que voltou a assolar o país e outros temas relevantes relacionados.
A primeira temporada foi ao ar em 2018 no Spotify e aborda o livro A origem das espécies de Charles Darwin, publicado em 1859 e que revolucionou o conhecimento sobre a teoria de seleção natural.
Também conhecido pelo antigo nome Mamilos, esse podcast levanta discussões sobre temas considerados “polêmicos” e que estão em pauta nas redes sociais. “Traz para mesa um aprofundamento do assunto com empatia, respeito, bom humor e tolerância”, diz a descrição do programa no Spotify.
Um dos podcasts mais ouvidos sobre autoconhecimento e saúde emocional é Autoconsciente, produzido por Regina Giannetti, jornalista e especialista em mindfulness.
Lançado em 2020 e apresentado por Igor Cavalari ("Igão") e Thiago Marques ("Mítico"), o podcast PodPah se considera "conversa descontraída, longa e livre, como uma conversa entre amigos". Com mais de 500 episódios produzidos nestes anos, o PodPah já entrevistou personalidades como Zeca Camargo, Boca Rosa, Raphael Vicente e Ronaldo Fenômeno.
No programa de hoje é um projeto de Gabriel Cabral, artista e educador visual. Disponível no Spotify, esse é um podcast de entrevistas com artistas diversos, principalmente das artes visuais.
O nome do programa já sugere a liberdade de assuntos que podem surgir. Um peixe, animal das águas, mas com asas para também voar, é o símbolo desse podcast, lançado em 2020.
Gabriel convida pessoas com trabalhos relevantes na cena artística contemporânea para conversas que abordam desde o processo criativo até as motivações e reflexões que os trabalhos geram, além da divulgação dessas obras em meios expositivos.
Regina se diz uma “repórter da alma” e traz em seu programa reflexões importantes para se viver de forma mais leve, sem tanta autocobrança. Seu objetivo é levar aos ouvintes uma vivência tranquilizante para que terminem a experiência menos ansiosos e mais confiantes.
Feito em parceria com a revista Quatro Cinco Um e o Instituto Serrapilheira, esse podcast é uma iniciativa das escritoras Leda Cartum e Sofia Nestrovski, que relacionam o mundo dos livros com o da ciência.