Portanto, pode-se dizer que a improvisação é uma prática fundamental para a dança e que, de acordo com Souza e Pereira (2003), a mesma traz benefícios tais como a espontaneidade, a imprevisibilidade, a liberdade de criação, a sensibilidade ao momento de criar, a exteriorização das sensações internas.
A técnica de improviso é usada no teatro desde suas raízes, passando pela Commedia dell'arte, que era chamada de Commedia all improviso e não teve nenhuma dramaturgia por séculos. ... A peça foi uma das primeiras a utilizar trabalhar a improvisação no palco, se tornando base para peças de improviso.
No ano 121 a.C., vivia na China o imperador Wu Ti, da dinastia dos Han, desesperado com a morte da sua bailarina favorita ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário, seria decapitado. ... E, assim surgiu o “Teatro de Sombras”.
1- A regra de ouro da Impro: dizer “SIM!” A improvisação é teatro sem roteiro, sem falas decoradas. Você irá criar uma história com alguém sem que vocês tenham combinado previamente como será a cena. ... O que seu colega de cena está fazendo com essa resposta é negar a sua proposta e sua contribuição nessa história.
A improvisação atinge os jogadores em três modos no seu desenvolvimento. Quais são eles? Esportivo, competitivo e divertido.
Estimula o autoconhecimento e a comunicação Ao interpretar uma peça de teatro, os alunos podem desenvolver habilidades de comunicação verbal e corporal. ... Além disso, ao interpretar outros personagens no teatro, os alunos também podem se conhecer melhor e descobrir suas potencialidades e fragilidades.
A linguagem do teatro ajuda a experimentar, por meio da representação, outras realidades e infinitos pontos de vista e pode ser utilizada em qualquer lugar, inclusive em sala de aula. ... A prática do teatro amplia a capacidade de leitura do mundo e desenvolve a reflexão crítica”, aponta Pinotti.
teatro é importante para a formação do ser humano, porque é através dele que o homem se conhece. No teatro observamos os outros, temos um contato com os outros e a partir deste contato conhecemos a nós mesmos.