Quais Foram As Principais Fontes De Financiamento Do II Plano Nacional De Desenvolvimento?
Quais foram as principais fontes de financiamento do II Plano Nacional de Desenvolvimento? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Quais foram as principais fontes de financiamento do II Plano Nacional de Desenvolvimento?
O sucesso do II PND dependia de grande volume de recursos e de financiamento de longo prazo. Grande parte destes financiamentos foi conseguida com os petrodólares. Outra parte veio das linhas públicas de crédito, oferecidas pelo BNDES (antigo BNDE).
Qual era o objetivo do II Plano Nacional de Desenvolvimento?
O II PND priorizava o aumento da capacidade energética e da produção de insumos básicos e de bens de capital. Engendrado e concretizado em meio a uma forte contração da economia mundial, aquele foi o mais elaborado plano econômico do ciclo desenvolvimentista.
Qual a finalidade do segundo Plano Nacional de Desenvolvimento e do segundo plano de desenvolvimento da Amazônia?
O I PND, elaborado durante o governo do general Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), obteve êxitos no que se referiu ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e na expansão da produção industrial, durante a vigência do plano entre anos de 1972 e 1974. ...
O que visava os planos nacional de desenvolvimento?
O Programa de Metas e Bases para a Ação do Governo visava incluir o Brasil no rol dos países desenvolvidos, para isso, segundo o programa era necessário atingir alguns índices como crescimento econômico entre 8% e 9% e a expansão da oferta de emprego em média de 3% entre os anos de 1970 e 1973.
Como o II PND foi financiado?
O financiamento do II PND foi possível por meio dos petrodólares (receitas da OPEP ingressantes no mercado financeiro), que expandiram a disponibilidade de crédito no Sistema Financeiro Internacional. ... As interpretações acerca dos efeitos do II PND para a história econômica brasileira são variadas.
Quais foram os limites e as contradições do 2 PND?
4. Quais foram os limites e as contradições do II PND? ... Até os grandes empresários nacionais do setor de bens de capital, que eram considerados os sócios estratégicos das grandes estatais na implantação do II PND, passaram lentamente à oposição ao governo militar, se tornando uma grande contradição do plano.
Quais são as principais características dos planos nacionais de desenvolvimento?
Percebe-se, portanto, que os principais objetivos dos Planos Nacionais do Desenvolvimento eram impulsionar a economia Brasileira, incentivando a indústria, promovendo combate à inflação, além de estimular crescimento de renda e diminuição do desemprego.
O que é o Plano Cruzado 2?
O Cruzado II foi um pacote fiscal que acabou por fornecer uma válvula de escape para toda a inflação reprimida durante o congelamento de preços. O Plano pretendia controlar o déficit fiscal aumentando a receita tributária.
O que é um Plano de Metas?
O Plano de Metas foi um programa de industrialização e modernização levado a cabo na presidência de Juscelino Kubitschek, na forma de um "ambicioso conjunto de objetivos setoriais" que "daria continuidade ao processo de substituição de importações que se vinha desenrolando nos dois decênios anteriores".
Quais foram os setores prioritários para investimentos no II PND?
Dessa forma, o II PND propunha corrigir os desbalanceamentos setoriais exis- tentes, elegendo como prioritários os setores de insumos básicos, o setor energético e o de bens de capital.
Qual foi a interpretação desenvolvida por Antônio Barros de Castro sobre o II PND?
R= De acordo com Castro, o II PND buscava a superação dos estrangulamentos estruturais do setor de bens de produção, que seriam assumidos mesmo por um regime democrático, uma vez que era uma decorrência lógica do próprio sucesso do processo de substituição de importações.
Qual era o principal objetivo do Plano de Metas?
Plano de Metas foi um programa cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.
Quais são as características de plano?
Objetividade funcionalidade Precisão e clareza Consiste em levar em conta a análise das condições da realidade, adequando o plano ao tempo disponível . O plano deve apresentar uma linguagem simples e clara.