EQST

Quais As Regras Da Nova Ortografia?

Quais as regras da nova ortografia?

REFORMA ORTOGRÁFICA - Veja o resumo das novas regras
  • Não se acentua mais o 'u' tônico das formas verbais argui, apazigue, averigue. ...
  • Hífen. ...
  • Se o segundo elemento começa por 'h' ...
  • Para separar vogais ou consoantes iguais. ...
  • Prefixos 'pan' ou 'circum', seguidos de palavras que começam por 'h', 'm' ou 'n' ...
  • Com 'pós', 'pré' 'pró'

O que é ortografia PDF?

A ortografia funciona como um recurso para cristalizar na escrita as diferentes maneiras de falar dos usuários da mesma língua. Escrever de forma unificada facilita a tarefa de se comunicar por escrito. E cada um continua, por exemplo, com liberdade para ler um texto em voz alta pronunciando as palavras à sua maneira.

Quando se iniciou a nova ortografia?

A partir do dia 1º de janeiro de 2009 entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico, e este trouxe algumas alterações significativas quanto à acentuação, acréscimo de algumas letras que vieram compor o nosso alfabeto, extinção total do trema, entre outras.

Por que houve o novo acordo ortográfico?

Acordo ortográfico – unificação da grafia! O motivo principal deste acordo é promover a unificação ortográfica dos países que têm o português como língua oficial, os quais são: Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Como aprender a nova ortografia rápido?

Não se usa mais acento para diferenciar verbo de substantivo ou preposição: "para" agora é tanto flexão do verbo parar quanto preposição, por exemplo. O mesmo vale para "polo", "pelo" e "pera". O acento circunflexo desaparece em: "creem", "deem", "leem", "veem", "enjoo" e "voo".

Quando mudou as regras gramaticais?

Recentemente, nós tivemos que nos adaptar ao acordo ortográfico de 1990 que foi assinado pelo Brasil (conheça a história do país e de sua língua) somente em 2009. Em 2016, as regras definidas por esse acordo tornaram-se obrigatórias.

O que é ortografia manual?

Manuais de ortografia costumam ser seções dentro de gramáticas ou então textos oficiais em linguagem legislativa, quando não são apenas listagens exemplificando as principais regras da língua.

O que se estuda na ortografia?

A Ortografia estuda a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Do grego "ortho", que quer dizer correto, e "grafo", por sua vez, que significa escrita. Ela se insere na Fonologia (estudo dos fonemas) e junto com a Morfologia e a Sintaxe são as partes que compõem a gramática.

Quem criou o novo acordo ortográfico?

Foi assinado por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990. Depois de recuperar a independência, Timor-Leste aderiu ao Acordo em 2004.

Porque aconteceu o novo acordo ortográfico em 2009?

A implantação nos livros didáticos brasileiros começou em 2009. O objetivo do acordo é unificar a ortografia oficial e reduzir o peso cultural e político gerado pelas duas formas de escrita oficial do mesmo idioma. A ideia é aumentar o prestígio internacional e a difusão do Português.

Quais as principais mudanças no novo acordo ortográfico?

Entre as mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações da forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferenciais e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao ...

Tem hífen ou não?

# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.

O que mudou na nova regra de português?

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, as oxítonas, palavras que têm a última sílaba como tônica, terminadas em “A”, “E”, “O”, “ÉM”, “ÊM”, “ÊNS” seguidas ou não de “S” e as formas verbais “LA (s)” ou “LO (s)” são sempre acentuadas.

Quantas vezes a língua portuguesa mudou?

Português. No Brasil, a língua portuguesa já passou por reformas em 1943 e 1971, enquanto em Portugal houve alterações em 1911, 1920, 1931, 1945 e 1973.

O que faz parte da ortografia?

Parte da gramática que ensina a escrever corretamente as palavras. Ortografia é o conjunto de regras da gramática normativa que define a forma correta da escrita das palavras na norma culta padrão de uma língua. ... A ortografia se encarrega de determinar o uso correto das letras e dos sinais de acentuação e de pontuação.

Em qual governo foi aprovado o projeto do novo acordo ortográfico?

O novo prazo para entrada em vigor do acordo é 1º de janeiro de 2016. A presidente Dilma Rousseff assinou um decreto redigido pelo Ministério de Relações Exteriores e publicado na edição desta sexta-feira (28) do "Diário Oficial da União".

Como fica o alfabeto com o novo acordo ortográfico?

O acordo prevê que nosso alfabeto passe a ter 26 letras - hoje são 23. Além das atuais, serão oficialmente incorporadas as letras k, w e y. No entanto, seu emprego fica restrito a apenas alguns casos, como já ocorre atualmente.