Quais as regras da nova ortografia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
REFORMA ORTOGRÁFICA - Veja o resumo das novas regras
Não se acentua mais o 'u' tônico das formas verbais argui, apazigue, averigue. ...
Hífen. ...
Se o segundo elemento começa por 'h' ...
Para separar vogais ou consoantes iguais. ...
Prefixos 'pan' ou 'circum', seguidos de palavras que começam por 'h', 'm' ou 'n' ...
Com 'pós', 'pré' 'pró'
O que é ortografia PDF?
A ortografia funciona como um recurso para cristalizar na escrita as diferentes maneiras de falar dos usuários da mesma língua. Escrever de forma unificada facilita a tarefa de se comunicar por escrito. E cada um continua, por exemplo, com liberdade para ler um texto em voz alta pronunciando as palavras à sua maneira.
Quando se iniciou a nova ortografia?
A partir do dia 1º de janeiro de 2009 entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico, e este trouxe algumas alterações significativas quanto à acentuação, acréscimo de algumas letras que vieram compor o nosso alfabeto, extinção total do trema, entre outras.
Por que houve o novo acordo ortográfico?
Acordo ortográfico – unificação da grafia! O motivo principal deste acordo é promover a unificação ortográfica dos países que têm o português como língua oficial, os quais são: Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Como aprender a nova ortografia rápido?
Não se usa mais acento para diferenciar verbo de substantivo ou preposição: "para" agora é tanto flexão do verbo parar quanto preposição, por exemplo. O mesmo vale para "polo", "pelo" e "pera". O acento circunflexo desaparece em: "creem", "deem", "leem", "veem", "enjoo" e "voo".
Quando mudou as regras gramaticais?
Recentemente, nós tivemos que nos adaptar ao acordo ortográfico de 1990 que foi assinado pelo Brasil (conheça a história do país e de sua língua) somente em 2009. Em 2016, as regras definidas por esse acordo tornaram-se obrigatórias.
O que é ortografia manual?
Manuais de ortografia costumam ser seções dentro de gramáticas ou então textos oficiais em linguagem legislativa, quando não são apenas listagens exemplificando as principais regras da língua.
O que se estuda na ortografia?
A Ortografia estuda a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Do grego "ortho", que quer dizer correto, e "grafo", por sua vez, que significa escrita. Ela se insere na Fonologia (estudo dos fonemas) e junto com a Morfologia e a Sintaxe são as partes que compõem a gramática.
Quem criou o novo acordo ortográfico?
Foi assinado por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990. Depois de recuperar a independência, Timor-Leste aderiu ao Acordo em 2004.
Porque aconteceu o novo acordo ortográfico em 2009?
A implantação nos livros didáticos brasileiros começou em 2009. O objetivo do acordo é unificar a ortografia oficial e reduzir o peso cultural e político gerado pelas duas formas de escrita oficial do mesmo idioma. A ideia é aumentar o prestígio internacional e a difusão do Português.
Quais as principais mudanças no novo acordo ortográfico?
Entre as mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações da forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferenciais e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao ...
Tem hífen ou não?
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.
O que mudou na nova regra de português?
Segundo o Novo Acordo Ortográfico, as oxítonas, palavras que têm a última sílaba como tônica, terminadas em “A”, “E”, “O”, “ÉM”, “ÊM”, “ÊNS” seguidas ou não de “S” e as formas verbais “LA (s)” ou “LO (s)” são sempre acentuadas.
Quantas vezes a língua portuguesa mudou?
Português. No Brasil, a língua portuguesa já passou por reformas em 1943 e 1971, enquanto em Portugal houve alterações em 1911, 1920, 1931, 1945 e 1973.
O que faz parte da ortografia?
Parte da gramática que ensina a escrever corretamente as palavras. Ortografia é o conjunto de regras da gramática normativa que define a forma correta da escrita das palavras na norma culta padrão de uma língua. ... A ortografia se encarrega de determinar o uso correto das letras e dos sinais de acentuação e de pontuação.
Em qual governo foi aprovado o projeto do novo acordo ortográfico?
O novo prazo para entrada em vigor do acordo é 1º de janeiro de 2016. A presidente Dilma Rousseff assinou um decreto redigido pelo Ministério de Relações Exteriores e publicado na edição desta sexta-feira (28) do "Diário Oficial da União".
Como fica o alfabeto com o novo acordo ortográfico?
O acordo prevê que nosso alfabeto passe a ter 26 letras - hoje são 23. Além das atuais, serão oficialmente incorporadas as letras k, w e y. No entanto, seu emprego fica restrito a apenas alguns casos, como já ocorre atualmente.