Quais as partes do periodonto? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O periodonto é constituído pelas estruturas que circundam o dente, sendo dividido em periodonto de proteção (gengiva e mucosa alveolar) e periodonto de sustentação (ligamento periodontal, cemento e osso alveolar). De fato, a sua principal função consiste em inserir o dente no tecido ósseo dos maxilares.
O que é área de Col periodontia?
A área de COL é uma região que apresenta epitélio estratificado não queratinizado, área com maior acumulo de placa e sua anatomia favorece a penetração de toxinas bacterianas.
Quais os componentes do periodonto de proteção?
O periodonto normal é dividido em periodonto de proteção – constituído pelo complexo mucogengival e composto pela gengiva marginal livre, papilar, inserida e pela união mucogengival e mucosa alveolar; e periodonto de suporte ou sustentação – constituído pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.
Como se divide o periodonto e quais os componentes que constituem cada uma de suas partes?
O periodonto é composto pela gengiva, pelo ligamento periodontal, pelo osso alveolar e pelo cemento. Assim, todas essas estruturas são mutuamente dependentes e seus processos de renovação acontecem de forma natural. Periodonto é nome dado a todos os tecidos responsáveis pela fixação do dente ao osso.
Quais tecidos a sonda periodontal entra em contato?
O periodonto de proteção é constituído pela gengiva (gengiva inserida, gengiva marginal livre e papila interdental) e mucosa alveolar; e o periodonto de sustentação é formado por cemento radicular, ligamento periodontal e osso alveolar (Figura 1 e 2).
O que é o ligamento periodontal?
O ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo interposto entre os dois constituintes mineralizados do periodonto de sustentação (cemento e osso alveolar), estabelecendo, desta maneira, a articulação entre o dente e seu respectivo alvéolo (Gonfose).
Qual a composição do cemento?
Composição. O mineral contido é principalmente a hidroxiapatita com cerca de 60% do seu peso, um pouco menos que o osso (70%). A maior parte da porção orgânica do cemento é composta de por colágeno tipo I (90%) e tipo III (em torno de 5 %).
Qual a função do periodonto de proteção?
Periodonto de proteção Sua principal função é a proteção da articulação alvéolo-dentinária (ligamento e osso) dos traumas da mastigação e também da invasão microbiana, pois ela isola o tecido subjacente das bactérias suas toxinas.
Qual dos tecidos periodontais se forma primeiro?
O desenvolvimento radicular e dos tecido periodontais é posterior a formação da coroa. O primeiro tecido duro que se forma na raiz é o manto dentinário que se projeta da dentina coronária.
Quais são as partes que compõem um dente humano?
O dente é constituído basicamente por cinco estruturas diferentes. São elas: o esmalte, a dentina, a polpa dentária, o cemento e o ligamento periodontal. A profissional explica que o esmalte é responsável pela proteção do dente, sendo a camada mais dura e servindo de barreira para a dentina e a polpa.
Qual o instrumental clínico que auxilia no diagnóstico da periodontite?
Periograma. A sondagem clínica com a sonda periodontal para medir as bolsas gengivais e o nível de inserção (“altura óssea”), ambos de precisão milimétrica, é indispensável para o diagnóstico de periodontite.
Quais as características do ligamento periodontal?
O ligamento periodontal é definido como a estrutura de tecido conjuntivo frouxo, ricamente celularizado e vascularizado, que se situa entre o cemento e osso alveolar, unindo os dentes aos maxilares pelas fibras de Sharpey. ... Também são derivadas do ligamento periodontal.
Qual é a função do periodonto de inserção?
Tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular tendo como principal função a inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz do dente. Uma vez depositado sobre a dentina radicular, sofre mineralização, aderindo-se firmemente à ela. ...