A intervenção do Estado na propriedade pode se dar de forma restritiva ou supressiva. São modalidades de intervenção restritivas: a Servidão Administrativa, a Requisição, a Ocupação Temporária, as Limitações Administrativas e o Tombamento. A desapropriação é a forma supressiva de intervenção.
Modalidades de Intervenção do Estado na Propriedade Privada
A intervenção do Estado no domínio econômico, nada mais é do que todo ato ou medida legal que restrinja, condiciona ou tenha por fim suprimir a iniciativa privada em determinada área, visando assim, o desenvolvimento nacional e a justiça social, assegurados os direitos e garantias individuais.
Propriedade privada é o nome dado à qualidade específica de um bem - a de ser posse de uma pessoa, que pode ser tanto física quanto jurídica. ... Segundo, ao proprietário são conferidos ao menos três direitos mínimos sobre o que está sob sua posse: o uso, o gozo e o disposição.
"A relação entre governo e mercado está presente, direta ou indiretamente, nas várias atividades econômicas. Conforme assinala Nelson (2002), é enganoso acreditar que existem estruturas governadas essencialmente pelo mercado.
1º: A escrita era usada para obter o controle da produtividade do Estado e tbm era vital para a burocracia... ... Esses moradores realizavam todo o trabalho agrícola e davam a maior parte para o Estado (fora a cobrança de impostos).
A esfera da política é a da relação amigo-inimigo. Nesse sentido, a origem e de aplicação da política é o antagonismo nas relações sociais e sua função se liga à atividade de associar e defender os amigos e de desagregar e combater os inimigos (ver: Guerra política).