Face oclusal: no sentido mésio-distal, a face oclusal é dividida em terços mesial, médio e distal. A divisão no sentido ves- tíbulo-lingual ocorre apenas nas faces oclusais dos dentes pré-molares e molares em terços vestibular, médio e lingual.
Estruturas anatômicas exclusivasdos Dentes Posteriores Ponte de esmalte É uma saliência de esmalte. Une as cúspides disto-vestibular e mésio-lingual no 1º molar superior. ... Fóssulas Depressões rasas e de formato piramidal presentes nas superfícies oclusais dos dentes posteriores.
Sentido C-O: Cervical, médio, oclusal. Elevação em forma de pirâmide, encontrada na face oclusal dos dentes, tem função de trituração. ...
A linha cervical ou gengival é formada a partir da união dos zênites dos caninos, incisivos laterais e incisivos centrais superiores. Sendo o ponto mais apical do contorno gengival, o zênite, nos dentes superiores, está normalmente localizado distalmente ao longo eixo dentário.
Os dentes “serrinha” , também chamados de dentes em flor de lis, são observados durante a infância nos incisivos superiores e inferiores, ou seja, nos dentes da frente da boca. Quando eles nascem é normal que possuam na anatomia três mamelos – ou mamelões – em sua borda, dando essa impressão de ondinha ou serrinha.
Hemiarcos: Dividimos a arcada em 4 partes, através da linha média e plano oclusal, que são: - hemiarco superior direito - hemiarco superior esquerdo - hemiarco inferior direito - hemiarco inferior esquerdo - Arcada dentaria * Dentes decíduos “leite” ou temporários 10 superiores + 10 inferiores = 20 dentes * Dentes ...
Biol , Zool Que ou aquele que tem duas dentições sucessivas: uma decídua e a outra permanente. A maioria dos mamíferos, inclusive o homem, é difiodonte.
A raiz dentária é a parte de um dente compreendida entre o colo e o ápice. Encontra-se inserida no processo alveolar e está revestida por cemento. Uma raiz pode ser única ou dividida em vários ramos, usualmente identificadas pela sua posição relativa, por exemplo, raiz lingual ou raiz bucal.