A sensação de pressão ou ouvido pode surgir quando existe alguma diferença entre a pressão dentro do ouvido e a pressão atmosférica, como acontece durante viagem de avião, mergulho ou subida em um monte, por exemplo, resultando em sintomas como sensação de ouvido entupido ou cheio ou dificuldade para escutar.
No entanto, é importante lembrar que a pressão no ouvido direito ou esquerdo pode ser causada por outros problemas de saúde, e a causa precisa só pode ser determinada através de uma avaliação médica.
Confira mais – Doença de Menière: o que é, sintomas e tratamento
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Já no caso da pressão no ouvido ter sido causada por excesso de cera, o médico deve fazer uma lavagem no ouvido, e no caso de entrada de objetos estranhos ou insetos, o médico deve removê-los.
O diagnóstico da pressão no ouvido é feito pelo otorrinolaringologista, através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e histórico recente de viagens ou mergulhos, por exemplo.
A gravidade dos sintomas variam de acordo com o tipo e extensão da lesão. Lesões mais leves, como uma contusão, podem causar apenas uma leve pressão e que geralmente desaparece em pouco tempo.
Se você está vivendo com uma dor que persiste por mais de três meses e está afetando sua capacidade de continuar com a vida cotidiana, provavelmente está sentindo dor crônica.
Felizmente, essa sensação geralmente passa assim que a diferença de pressão é equilibrada. Algumas medidas como engolir, mastigar chiclete ou bocejar podem ajudar a aliviar o desconforto.
Embora possa ser bastante desconfortável, na maior parte das vezes, a sensação de pressão não é perigosa e acaba por passar em poucos minutos. No entanto, se o desconforto não melhorar, se piorar ou se for acompanhado de outros sintomas, deve-se consultar o otorrinolaringologista para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.
Os especialistas em medicina da dor são médicos treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
Quando isso acontece, cria-se um local favorável para o desenvolvimento de infecções na região. Além disso, a água pode amolecer a cera e irritar a pele dentro do canal auditivo.
A pressão no ouvido pode ser causada por uma série de fatores, desde mudanças na pressão atmosférica até infecções do ouvido e doenças de ouvido.
Por exemplo, a pressão no ouvido esquerdo pode ser causada por problemas no coração ou em problemas vasculares, enquanto a do ouvido direito pode ser causada por problemas de sinusite, infecções de ouvido ou problemas dentais.
A remoção da cera do ouvido não sendo feita por um médico, pode ser perigosa, pois ao inserir algo no canal auditivo corre-se o risco de perfurar o tímpano. Além disso, a remoção do cerúmen deixa a orelha média e a orelha interna à mercê de organismos que podem ali se desenvolver causando infecções.
Eliminar a cera localizada na parte interna do ouvido deixa a região desprotegida contra corpos estranhos, poeira, bactérias e fungos. Isso aumenta o risco de infecções dolorosas que precisam de acompanhamento médico e do uso de antibióticos para serem tratadas.
O USO DE COTONETES Já que o próprio corpo humano é responsável por eliminar naturalmente o excesso de cera encontrado nos ouvidos, a utilização de cotonetes não se faz necessária para a retirada de cera. Pelo contrário, o seu uso é perigoso e pode acarretar danos à saúde auditiva!
Usar o cotonete apenas na parte de fora da orelha O cotonete só deve ser usado na parte de fora da orelha e nunca deve ser introduzido no canal auditivo.
Os pesquisadores explicaram que os objetos têm potencial real de causar cortes nos canais auditivos, perfurar os tímpanos e ainda deslocar os ossos auditivos. Como consequência, as pessoas podem ter perda de audição, tontura ou outros sintomas de lesão de ouvido.