Se um aumento de ácido supera os sistemas de controle ácido-base do corpo, o sangue se torna ácido. Quando o pH sanguíneo diminui (torna-se mais ácido), as partes do cérebro que regulam a respiração são estimuladas a produzir uma respiração mais rápida e profunda (compensação respiratória).
O sistema respiratório é o principal controlador dos níveis de pH sanguíneo. O aumento da concentração de dióxido de carbono no sangue provoca aumento de íons H+ e, consequentemente, da acidez. Da mesma forma, a diminuição dos níveis de dióxido de carbono leva a um aumento da alcalinidade do sangue.
Resposta. Resposta: Com o aumento da frequência respiratória, aumenta a eliminação do CO2 do sangue; a redução dos níveis sanguíneos do CO2 eleva o pH. A concentração de H+ no sangue é permanentemente acompanhada pelo centro respiratório, que regula seus estímulos de acordo com ela.
O volume de dióxido de carbono exalado e, consequentemente, o pH sanguíneo, aumentam quando a respiração se torna mais rápida e mais profunda. Por meio do ajuste da velocidade e da profundidade da respiração, o cérebro e os pulmões são capazes de regular o pH sanguíneo minuto a minuto.
A eficácia da solução-tampão pode ser vista no nosso sangue, onde, mesmo com a adição de ácido ou base em pequenas quantidades ao plasma sanguíneo, praticamente não há alteração em seu pH. Como isso ocorre, sendo que, se adicionarmos ácidos ou bases na água, seu pH muda rapidamente? Não pare agora...
Ao aumentarmos a frequência respiratória, aumentamos a retirada de CO2 e, consequentemente, aumentamos a velocidade da reação à esquerda. Isso faz com que mais hidrogênio livre seja direcionado para formação de H2CO3. Como consequência, diminui-se a concentração de H+, elevando-se o pH.
Um deles é a ventilação pulmonar. Ao eliminar gás carbônico na expiração, a ventilação pulmonar diminui a acidez do sangue, contribuindo para que ele mantenha o nível de alcalinidade desejável.
O processo da regulação ácido-base depende de sistemas tampão extra e intracelulares e de sistemas de compensação pelo pulmão e pelo rim.
REGULAÇÃO RESPIRATÓRIA DO EQUILÍBRIO ÁCIDO-BÁSICO Na discussão da equação de Henderson-Hasselbalch, foi assinalado que a ocorrência de aumento da concentração de dióxido de carbono nos líquidos corporais diminui o pH para o lado ácido, enquanto a redução do dióxido de carbono eleva o pH para o lado alcalino.
Resposta. Resposta: Para prevenir a alcalose metabólica o néfron aumenta a reabsorção de bicarbonato (HCO3-) e de hidrogênio.