EQST

Porque Os Diurticos Tiazdicos Causam Hipocalemia?

Porque os diuréticos tiazídicos causam hipocalemia?

Os diuréticos tiazídicos, como a hidroclorotiazida, inibem a reabsorção de cloreto de sódio no túbulo distal renal. A redução da reabsorção de sódio leva ao aumento da excreção de potássio e à possibilidade de hipocalemia.

Quais os diuréticos tiazídicos?

Diuréticos tiazídicos Nomes genéricos/comerciais: Alguns exemplos de diuréticos tiazídicos são a indapamida (Natrilix, Indapen, Flux), hidroclorotiazida (Diurix, Hidromed) e a clorotalidona (Higroton).

Quais são os efeitos adversos dos diuréticos tiazídicos *?

vários efeitos adversos têm sido descritos:
  • Hipocalemia: depleção do potássio sanguíneo.
  • Alcalose metabolica.
  • Uricemia.
  • diminuição da tolerância à glicose.
  • aumento do colesterol sérico.

Quais são os efeitos adversos dos diuréticos tiazídicos?

Os principais efeitos colaterais dos tiazídicos são a hipocalemia e hipomagnesemia, podendo precipitar arritmias cardíacas, podemos citar também a disfunção erétil, elevação do ácido úrico e dos triglicerídeos.

Qual Diuretico causa gota?

No caso dos diuréticos, dos betabloqueadores, IECAs e ARAII (excluindo ao losartan), foi identificada uma associação maior com os casos de gota.

Quais os possíveis efeitos colaterais advindos do uso inadequado dos diuréticos?

Os diuréticos são medicamentos que causam aumento do volume de urina, perda urinária de eletrólitos como: potássio, sódio e magnésio, além de água. Quando consumidos em excesso causam desidratação, reduzem a pressão arterial, podem causar arritmias cardíacas, entre outras complicações.

Que alterações eletrolíticas normalmente ocorrem com o uso de tiazídicos?

As tiazidas afetam os mecanismos tubulares renais da reabsorção eletrolítica, aumentando diretamente a excreção de íons sódio e cloreto e privando o corpo do excesso de água. As perdas de potássio ocorrem secundariamente (substituição por sódio) e por secreção ativa no túbulo distal.