A sétima temporada de The Flash conta com um desfalque importante, a presença de Ralph Dibny. Finalmente foi revelado como a série resolveu isso. O personagem teve que terminar sua jornada após a demissão do ator Hartley Sawyer por conta de uma série de mensagens ofensivas nas redes sociais.
O Homem-Elástico é bem-humorado, piada de tiozão, A Praça é Nossa. O Homem-Borracha é humor puro, escrachado, moleque, Hermes e Renato. No caso dele, a graça também não está só no poder de esticar o corpo, mas principalmente na coisa toda de mudar de forma. Ele vira uma bola gigantesca, um balão, uma imensa luva de boxe, uma mola... Fica gigantesco ou fica minúsculo. Tudo que sua imaginação imprevisível permitir. Neste caso, sua fisiologia é BEM diferente do Dibny: ele se estica rigorosamente o quanto quiser — enquanto o Elástico tem um limite claro, já explorado nos gibis — e ainda consegue fazer coisas como abrir buracos no próprio corpo.
Não, caraio. PERA. Aí já tão confundindo tudo de novo. Porque este do desenho animado também é da DC. Mas não é o Homem-Elástico e sim o Homem-Borracha. Sim, os dois são super-heróis. Sim, os dois já integraram a Liga da Justiça em algum momento da vida. E sim, os dois têm (praticamente) os mesmos poderes. Mas tamos falando de sujeitos COMPLETAMENTE diferentes em uma série de aspectos. A começar pela aparência física, claro. ;)
Quando adolescente, Dibny era fascinado por contorcionistas e pessoas que faziam apresentações atléticas, de agilidade. Foi aí que descobriu que todos os especialistas em manipulação corporal tomavam uma bebida famosa chamada Gingold. Ele então resolveu fazer a sua própria versão da parada: enfiou as caras nos estudos de química e desenvolveu um extrato superconcentrado de uma fruta rara da península do Yucatán chamada gingo, o que lhe deu a sua elasticidade ao acionar um gene metahumano que ele já tinha latente em seu corpo.
A gente entende a confusão. Afinal, o tal The Plastic Man Comedy / Adventure Show, lançado em 1979 e que durou até 1981, chegou ao Brasil traduzido como...o Homem-Elástico. Experimenta jogar “Homem-Elástico” no Google, por exemplo. No canto esquerdo, vai aparecer a descrição correta do personagem, alter-ego de Ralph Dibny e tudo certo. Mas as imagens relacionadas são do Homem-Borracha, o do maiô vermelho e óculos na cara. Puta zona.
Depois de passar por várias equipes heróicas, Sue acabou sendo atacada por um bandido desconhecido, que a assassinou. A morte de sua esposa, que estava grávida, fez com que Ralph ficasse louco em busca de justiça.
Wallace diz que tecnicamente é uma substituição, mas que a produção pretende fazer isso da forma correta, encerrando o arco da prisão de Sue Dearbon, que está sendo investigada por Dibny.
Outro efeito colateral de seus poderes é a durabilidade, a resistência maior a armas químicas e concussões e, claro, o olfato apuradíssimo, aquele que faz com que ele mexa o nariz no melhor estilão A Feiticeira, o que se tornou uma espécie de marca registrada do sujeito. Mesmo assim, ele é, invariavelmente, bem mais “humano” do que o Homem-Borracha, com suas limitações de poder e muito longe de ser considerado imortal ou indestrutível.
Além disso, o herói é capaz de ficar completamente chato para passar por lugares apertados, resistir a impactos e golpes sem se machucar, além de ser resistente aos disparos de armas de energia que poderiam matar um humano comum.
Depois disso, durante muito tempo vimos um Homem-Elástico mais sombrio, incapaz de aceitar a morte da esposa e tomando decisões questionáveis para tentar trazê-la de volta. Antes d’Os Novos 52, ele acaba morrendo também e seu junta a Sue, fazendo com o que ambos se tornem um casal de investigadores do sobrenatural. Mas depois do reboot, os Dibny retornariam mais ou menos naquela pegada tradicional que os leitores conheciam tão bem.
O personagem já foi visto em Liga da Justiça: Sem Limites, sendo um herói secundário na maioria das vezes. Ele também aparece em Batman: Os Bravos e Destemidos, lutando ao lado do Morcego para parar um criminoso.
Além de ser um detetive muito eficiente, Homem-Elástico, como o nome sugere, consegue alongar os membros do seu corpo, ganhando agilidade, flexibilidade e resistência bem acima dos limites naturais dos seres humanos comuns.
O herói conta com uma série de personagens para ajudá-lo (o chamado Time Flash), como Iris e Wally West, Caitlin Snow/Nevasca, Harrison Wells, Cisco Ramon/Vibro e o Homem-Elástico.
Enquanto descobria as mudanças que seu corpo tinha sofrido, dando-lhe poderes super-humanos, descobriu que sua desconfiança a respeito do tal monge não tinha motivo de existir, já que ele o ajudou a despistar os policiais que pintaram procurando pelo criminoso foragido. Aí, resolveu dedicar sua vida a ajudar as pessoas, adotando o uniforme emborrachado e os óculos na cara que, junto com o processo de “remoldar” seu rosto, escondiam do mundo sua verdadeira identidade. Mas as conexões no mundo do crime bem que ajudavam a conseguir as informações que ele precisava sobre a bandidagem.
Contudo, em um episódio semelhante com o que aconteceu com o diretor James Gunn (Guardiões da Galáxia), postagens inconsequentes e prejudiciais no Twitter vieram à tona e causaram sua demissão. …
“Felizmente, Ralph é um cara que pode mudar de rosto e aparência de muitas formas. Sem dar nenhum spoiler, existem algumas formas de fazermos o Homem Elástico ainda aparecer em pelo menos um episódio”, explicou.
Mesmo assim, Neron surge e acaba matando Ralph, apenas para descobrir que isso fazia parte do feitiço que ele lançava, já que sua morte prenderia tanto Neron quanto Fausto na torre do Doutor Destino. Isso, no entanto, não impede que o desejo de Ralph seja realizado, já que ele aparece junto de Sue na além vida, sendo fantasmas-investigadores que resolvem crimes.
O episódio 4×22, penúltimo da 4ª temporada de The Flash, foi um pouco frustrante, com o time vencendo pequenas batalhas, mas aparentemente perdendo a guerra. Após ser ignorado pela ex mulher Marlize, DeVoe está de volta e toma a forma de Diggle para se infiltrar no Castelo da A.R.G.U.S.
A informação de que teremos um novo ator vivendo Dibny veio de Eric Wallace, produtor da série, durante entrevista para a Entertainment Weekly. Segundo ele, o personagem não deve ser parte importante da história da sétima temporada, mas vai aparecer.
Acreditando que o Dr. Luz era o responsável por isso, Homem-Elástico decidiu persegui-lo, sem saber que o vilão teve sua mente alterada para se tornar menos ameaçador. Quando ele é confrontado, no entanto, as mudanças são revertidas e ele se torna uma versão ainda mais perversa de si mesmo. Mais tarde, depois de toda a luta, é descoberto que quem matou Sue foi Jean Loring, ex-esposa do Átomo. Sem sua esposa, Ralph abandonou a carreira heróica e parou de tomar Gingold.
Randolph Dibny, mais conhecido como Ralph Dibny, a identidade secreta do Homem-Elástico, apareceu pela primeira vez na edição nº 112 do primeiro volume de Flash, publicado em 12 de maio de 1960.
Como seu nome deixa implícito, ela é protagonizada por Barry Allen, que após ganhar o poder de correr a supervelocidades, criou um traje para poder combater o crime e ameaças a esse universo.