O heliocentrismo ganhou mais credibilidade com os estudos do físico, matemático e astrônomo Galileu Galilei. Durante as observações realizadas com telescópios, ele atestou que os corpos celestes ficam em movimento quando constatou que Júpiter tem satélites orbitando à sua volta.
Mas a teoria heliocêntrica (com o Sol no centro do Sistema Solar) também já existia. Era conhecida desde a Grécia antiga e foi defendida pelo astrônomo Nicolau Copérnico no início do século 16. Galileu só a comprovou, com a ajuda da luneta.
Copérnico
Depois de minuciosos cálculos matemáticos, Copérnico deduziu: a Terra executa uma rotação completa em torno de seu eixo. ... O erro, ele descobriu logo depois com novos cálculos, estava em atribuir ao Sol o movimento circular anual que, na verdade, é executado pela Terra.
Temor da reação da Igreja Copérnico demonstrou o duplo movimento dos planetas, em torno de si mesmos e em torno do Sol, concepção que seria fortalecida pelas observações de Galileu Galilei no século seguinte, e permitiria a emancipação da cosmologia em relação à teologia.
24 de maio de 1543
Resumindo a teoria de Copérnico: O mundo é esférico e finito, como todos os corpos celestes, e o movimento destes corpos é circular e uniforme. O sol se encontra fixo (imóvel) no centro do sistema e em torno dele giram os planetas (que giram em torno de si mesmos).
Em 24 de maio de 1543 morreu Nicolau Copérnico, que descreveu o sistema heliocêntrico, segundo o qual o Sol é o centro do sistema solar e a sucessão de dias e noites deve-se à rotação da Terra sobre o próprio eixo.
"As provas do movimento da Terra em torno do Sol só vieram mais tarde. A primeira foi a descoberta da aberração da luz em 1729 por James Bradliey. "Esse fenômeno é resultado de a luz e a Terra terem velocidade diferentes. A luz tem uma velocidade de 300 mil km/s e a Terra, de 30 km/s.
Nesta obra ele defende a teoria do heliocentrismo, dizendo que o centro do Universo é o Sol e que os planetas possuem órbitas circulares em volta dele na seguinte ordem: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno e depois as estrelas fixas.
Copérnico, um polonês, que nasceu em 1473, criou a teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol, e não mais a Terra, como o centro do Sistema Solar. Pois, bem mais tarde, o italiano Galileu Galilei descobriu as manchas solares, os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea.
Galileu descobriu também, ao usar o seu telescópio, manchas solares e que Vênus tinha fases como a lua. ... Ao realizar tais constatações, Galileu comprovou a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico, segundo a qual a Terra e os planetas giravam em torno do sol.
modelo heliocêntrico
Até a guinada dos telescópios de Galileu, acreditava-se que o Sol, os planetas e as estrelas giravam em torno da Terra, que, imóvel, seria o centro do Universo. ... Foi Galileu também que observou pela primeira vez as fases do planeta Vênus e as manchas solares.
Devido a isso, Galileu foi acusado de heresia pela Igreja por suas crenças, e escreveu livros sobre suas ideias. ... Antes da sua morte em 1642, ele disse "A matemática é o alfabeto que Deus usou para escrever o Universo".
As descobertas iniciais de Galileu vieram em oposição à Igreja Católica, e em 1616 a Inquisição declarou o heliocentrismo como formalmente herético. Os livros heliocêntricos foram banidos e Galileu recebeu ordens para abster-se de manter, ensinar ou defender ideias heliocêntricas.
8 de janeiro de 1642
Além de inventar importantes instrumentos, como a balança hidrostática e o compasso geométrico, auxiliou também no aperfeiçoamento de outros, como a luneta e o binóculo, que lhe permitiram fazer relevantes descobertas sobre o sistema solar.
No método científico Além de suas grandes descobertas, ideias e invenções, a elaboração de um método científico está entre suas maiores contribuições. Galileu instaurou o modelo mecanicista, experimentalista e matemático que marcaria o nascimento da Ciência Moderna, com influência em todas as ciências.
Galileu Galilei
Celatone
Em um primeiro momento, o astrônomo italiano pensou ter visto três estrelas em torno de Júpiter. Após semanas de avaliação, um quarto corpo apareceu e a partir disso ele sugeriu a existência de quatro satélites na órbita do planeta. Com isso, esses corpos ganharam o nome de Luas de Galileu.
Qual foi a importância de Galileu e Newton para o mundo da ciência? - Ambos foram fundamentais na formulação das leis dos movimentos dos corpos. ... Por sua vez, Newton estabeleceu leis que descrevem o movimento e o equilíbrio dos corpos, que passaram a ser conhecidas como "as leis de Newton".
Era um aparelho superior a qualquer outro já fabricado na época. Ao apontar o instrumento para o céu, Galileu fez muitas descobertas que revolucionaram os estudos astronômicos. Ele mostrou, por exemplo, que a Lua não tem uma superfície lisa, mas está cheia de crateras.
A invenção do telescópio por Galileu Galilei constituiu-se como um dos principais episódios da história da ciência.