Boatos que… Essa coceira toda juntamente com o aspecto da pele estar em alto-relevo se intensificam no calor. ... Portanto, essa coceira que sentimos esporadicamente sob as tatuagens acontecem devido à xerose, ou seja, a desidratação da pele. (Tá vendo como a hidratação é importante pra saúde da sua pele?!)
Depois da primeira bandagem, você deve aplicar uma bolsa de gelo por aproximadamente 15 minutos e mexê-la constantemente de forma delicada, a fim de não deixar o gelo imóvel sobre a tatuagem e nem machucar a mesma. A baixa temperatura vai viabilizar a vasoconstrição, favorecendo a cicatrização.
“Na verdade, é uma forma de reação alérgica. Responsabilize os traços do pigmento de sulfeto de cádmio, que pode causar inchaço e vermelhidão ao redor do local da tatuagem quando exposto ao sol”, diz a médica.
É importante lembrar que uma tatuagem é uma ferida na pele. Portanto, ela passará por um pelo processo de cicatrização, então, durante esse período, é normal haver crostas, que nada mais é do que o corpo rejeitando células mortas. E é aí que a coceira começa.
Durante o processo de cicatrização, é comum as tatuagens pretas ficarem esbranquiçadas. A tatuadora explica que isso ocorre devido ao ressecamento das células mais superficiais da nossa pele, o que deixa mais evidente esse tom de branco contrastando com as camadas mais profundas, nas quais a tinta foi aplicada.
Normalmente, é um processo que demora de 30 a 40 dias. É preciso, ainda, manter a tattoo limpa e hidratada e trocar o curativo, caso tenha, a cada higienização. E para higienizá-la, basta lavar com água e sabão neutro.
Tatuagem é um corpo estranho Todo processo de cicatrização inicia-se com um processo de inflamação, onde as células do corpo vão interpretar o pigmento como um corpo estranho e tentar expeli-lo. É NORMAL a tatuagem ficar vermelha, dolorida, sensível e escorrer excesso de pigmento nas primeiras 48hrs.
A tatuagem é uma “ferida aberta”, então é normal que ela fique irritada, principalmente avermelhada ao redor do desenho. Se você está sentindo uma certa ardência ou dor no local, para aliviar um pouco esse incômodo, a dica é borrifar água termal, rica em Selênio, à vontade.
A radiação, composta pelos raios ultravioleta, além de ressecar e envelhecer a pele, é a principal responsável pelo desbotamento das cores da sua tatuagem. Por isso, é fundamental passar no corpo filtro solar adequado ao seu tipo de pele.
Evite o uso de roupa apertada sobre uma tatuagem recente, sem esquecer a roupa interior, as meias e os collants (estes devem ser completamente evitados durante os primeiros 10 dias, uma vez que podem fundir-se com a tatuagem).
É permitido curtir praia, piscina ou bronzear-se somente um mês após a tatuagem ter sido feita. Para que não quer fugir do sol, o ideal é usar um bloqueador solar fator 50 após a cicatrização. Na praia, o sal do mar pode danificar a tatuagem em caso de pele ressecada.