O BPM (Business Process Management) ou Gerenciamento de Processos de Negócios, permite que os gestores tenham mais ciência sobre tudo que está acontecendo na empresa. Com o BPM, fica mais fácil definir as atividades com clareza e coordená-las, além de identificar oportunidades de melhoria dos resultados.
O Business Process Management (BPM), em português: Gerenciamento de Processos de Negócio. uma maneira de administrar que visa alcançar o melhor desempenho possível. Reduzir custos e manter seus produtos com a máxima qualidade é um dos objetivos da ferramenta de BPM.
Como notações de mapeamento as mais utilizadas são o EPC (event process chain) ou o BPMN (mais uma sigla! – “Business Process Modelling Notation”). E as ferramentas de sistema utilizadas para o mapeamento são as mais diversas, desde planilhas ou editores de texto até ferramentas disponibilizadas somente para este fim.
O BPM CBOK define Processo de Negócio como “um trabalho que entrega valor para os clientes ou apoia/gerencia outros processos” e ainda acrescenta que “esse trabalho pode ser ponta a ponta, interfuncional e até mesmo interorganizacional”.
O Gerenciamento de Processos de Negócios permite dar mais agilidade, documentar e descobrir melhorias com o objetivo de alcançar resultados, pois isso é muito importante na identificação de problemas e gargalos, autoriza a visualização de possíveis melhorias a serem implementadas. ...
BPM é a abreviação de Business Process Management, que traduzido para o português significa Gerenciamento de Processos de Negócio. BPM é uma abordagem de gerenciamento adaptável, desenvolvido com a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais individuais complexos, dentro e fora das empresas.
Fases do mapeamento de processos BPM
Processos BPM, também chamados de processos de negócio, tem um objetivo fundamental: criar vantagem competitiva para sua empresa. isto é: garantir a qualidade de seus serviços e produtos, satisfazendo seus clientes com uma solução superior a entregada pela concorrência.
Mapeamento de Processos é a identificação da sequência lógica das atividades que compõem um processo e de outros elementos que interagem com o fluxo de trabalho.
Podemos afirmar, então, que os processos gerenciais são um conjunto de ações realizadas para atingir determinado objetivo. Elas englobam desde o planejamento inicial e as definições das metas, até o controle da execução de cada tarefa envolvida no projeto. E variam de acordo com cada tipo de negócio.
A Melhoria de Processos, também chamada de Business Process Improvement (BPI), é o reparo incremental dos processos de uma organização. Essa prática tem como objetivo garantir que os processos atendam às expectativas do negócio e dos clientes e, desta forma, tragam os resultados esperados.
Os processos internos podem ser definidos como um conjunto de atividades que os colaboradores precisam seguir para chegar há um determinado objetivo. Esse objetivo pode ser a produção de um produto, a prestação de um serviço ou, até mesmo, efetuar uma venda.
Melhoria de processos, ou otimização de processos, consiste na análise do processo como se encontra agora (chamada de fase “AS IS”) para se encontrar ineficiências e atividades que podem ser realizadas de uma forma melhor, com o objetivo de definir: Metas. O fluxo de trabalho. Controle.
5 ferramentas de melhoria contínua: hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje
A Melhoria Contínua é uma prática que as empresas adotam quando buscam ininterruptamente aperfeiçoar seus produtos, serviços e processos. ... Mais do que uma prática ou metodologia, a Melhoria Contínua precisa ser parte da cultura empresarial, do dia a dia dos colaboradores, uma vez que envolve toda empresa.
As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.
– Excesso de Produção: também conhecido como super produção, é quando se produz sem ter um pedido do cliente confirmado. É muito comum ter este tipo de produção para estoque, e rezar para que num futuro haja pedido para estes materiais. – Retrabalho: fazer duas vezes o que deveria ter sido feito certo da primeira vez.
A melhoria contínua é um esforço contínuo para melhorar produtos, processos ou serviços, reduzindo o desperdício e aumentando a qualidade. Esse esforço contínuo gera uma vantagem competitiva para as organizações.
No contexto da metodologia Lean, a melhoria contínua busca melhorar cada processo na sua empresa ao focar no desenvolvimento de atividades que agregam mais valor para o seu consumidor, ao mesmo tempo, removendo o maior número possível de atividades que geram desperdício.
Melhoria Contínua é uma prática adotada por diversas empresas que visa atingir, ininterruptamente, resultados cada vez melhores – sejam eles nos produtos e serviços da empresa, ou então em seus processos internos. A melhoria contínua pode ser atingida através de diversas metodologias e boas práticas organizacionais.
O QUE É MELHORIA DE QUALIDADE A Melhoria de Qualidade envolve uma abordagem sistemática para a análise de desempenho de um determinado processo (dentro de saúde podemos pensar no processo de “cuidar do paciente”) e a criação de propostas de melhoria para este processo.
Etapa 4 – Agir É na quarta etapa do ciclo que são definidas e implementadas também ações de caráter preventivo a fim de evitar que os problemas se repitam futuramente. Lembre-se de que esse é um processo cíclico. Ou seja, as etapas que citamos aqui devem se repetir continuamente para que se possa melhorar mais e mais.
A melhoria contínua visa melhorar os processos como meio de melhorar uma organização em vez de culpar os trabalhadores por ineficiência. É por isso que um dos principais benefícios desta ferramenta é a melhoria da moral dos trabalhadores.
Definição. Como vimos acima, Kaizen significa melhoria, ou dentro da realidade de negócios, melhoria contínua. Um termo sobre o qual você pode ter ouvido falar muito. O Kaizen é uma das ferramentas de Lean Manufacturing que visa melhorar todas as partes de uma empresa através da padronização dos processos de produção.
Melhoria contínua, caracterizada por pequenas e constantes mudanças incrementais nos processos existentes; Melhoria radical, caracterizada pela ruptura com o processo atual e sua substituição por um novo processo completamente distinto do anterior e “reprojetado” (redesigned process).
A melhoria contínua busca a excelência operacional; a inovação busca a ruptura de um modelo de negócios ou de uma tecnologia. Existem ferramentas de gestão para contribuir em ambas as esferas. ... O processo de inovação usa ferramentas que estimulam por meio de intensidade a criatividade.