As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecidos verdadeiros pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal (parazoas), também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos.
As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).
Porque eles são animais fixos, portanto não podem se locomover em busca de alimento, eles filtram a água para a obtenção de seus nutrientes, coisa que não aconteceria no ambiente terrestre.
Os poríferos são considerados indicadores biológicos , pois são extremamente sensíveis á presença de poluentes na água . relacione esse fato á estrutura das esponjas e ao seu modo de alimentação .
As esponjas ou os Poríferos (classe na qual encontram-se as esponjas) são considerados animais primitivos pois são animais sésseis, ou seja, não saem do lugar, não possuem músculos, órgãos internos, nem ao mesmo sistema nervoso.
Pois os poríferos são o primeiro filo do Reino Animal, todos os demais originaram-se dele. São os seres mais simples, apresentando apenas poros e sem locomoção.