O chá é geralmente feito com a casca de barbatimão, onde se concentram os maiores benefícios da planta. Mas as folhas também podem ser utilizadas no preparo da bebida. Mergulhe 20 gramas de cascas ou folhas de barbatimão em um litro de água fervente filtrada. Deixe o preparo no fogo durante 10 minutos.
Prepare um chá com as cascas do barbatimão. Você pode usar duas colheres de sopa para cada litro de água. Depois, despeje o líquido - que deve estar morno - em uma bacia e senta-se nela. Permita o contato dele com a região íntima por no mínimo cinco minutos ou até que a mistura fique fria.
Em um litro de água fervente adicionar as cascas de Barbatimão ou as folhas, e deixar repousar durante 5 a 10 minutos. Coar antes de beber. Este chá deve ser bebido ao longo do dia, 3 a 4 vezes por dia. Também pode ser utilizado em banhos de assento para tratar doenças das partes íntimas.
Não, não e não para as duchas íntimas! “Além de retirarem a proteção natural e alterarem o pH vaginal, aumentando descontrole de flora e riscos de vaginites, você corre o risco de provocar refluxo de bactérias da pele para o canal vaginal e útero, já que o colo fica entreaberto durante o fluxo menstrual”, alerta a dra.