Assim, além das carnes e gorduras, os seguintes alimentos também podem ser incluídos na dieta: queijo muçarela, ricota, requeijão, mirtilo, framboesa, melão, morango, amêndoas, castanhas, sementes, macadâmia, pistache e nozes.
Prato: alto teor de sódio Possui textura macia, coloração amarela forte e sabor suave. “Possui maior teor de gordura e colesterol quando comparado à mussarela, ao cottage e à ricota. Possui alto teor de sódio. Seu consumo deve ser moderado”, diz Pâmela.
O queijo mussarela parece ser um pouco menos gorduroso do que o queijo prato, mas isso também vai depender das condições de fabricação de cada um. De um ponto de vista nutricional, ambos apresentam aproximadamente o mesmo teor de nutrientes importantes como o cálcio e não variam em quantidade de sódio.
Excelentes fontes de cálcio, proteínas e vitaminas, os queijos são fundamentais para a formação e a manutenção dos ossos. “O minas frescal é a melhor opção porque contém menos gordura, colesterol e sódio”, informa a nutricionista Patricia Alice Santini, de São Paulo.
As atividades físicas mais recomendadas são exercícios com carga, andar, correr e dançar. Para aqueles que possuem osteoporose em níveis mais avançados, atividades dentro d'água ou na bicicleta ergométrica são bem recomendados. Deve-se evitar qualquer atividade que aumente o risco de queda ou que exija flexões.
Pensando nisso, Elaboramos uma lista dos 10 Alimentos que Ajudam a prevenir a osteoporose.