O fato de que muitas pessoas relatam ter menos vontade de doce numa dieta cetogênica — isto é, numa dieta bem baixa em carboidratos. Por exemplo, nós já recebemos por e-mail relato de pessoas que seguiram a cetogênica de maneira perfeita por um mês — ficando duas, três semanas sem doce.
5 opções de doces para a dieta de diabéticos:
Sobremesas low carb: 7 doces pra quem não pode comer açúcar
Você pode utilizar adoçantes naturais no lugar do açúcar, como por exemplo Eritritol, Stevia, Xilitol, e fazer um delicioso brigadeiro em versão low-carb (falamos mais sobre ele daqui a pouco).
12 alimentos saudáveis para matar sua vontade de comer doce
O chocolate permitido para o consumo na low carb é o chocolate amargo, mais especificamente aqueles que possuem uma concentração maior que 70% de cacau em sua composição. Essa versão é liberada porque possui uma quantidade bem menor de açúcares, gorduras e, consequentemente, carboidratos.
No entanto, numa dieta de emagrecimento bem feita, você pode sim comer chocolate. Mesmo se a sua dieta for low-carb — ou até mesmo cetogênica....Chocolate Na Low-Carb / Cetogênica: Marcas E Exemplos
Mercado do Cacau Quanto mais cacau, mais saudável é o chocolate, já que tem menos açúcar e menos gordura. ode comer chocolate todos os dias, não há problema. Até 25 gramas, 30g de chocolate por dia. O que equivale a mais ou menos uma barra ou um bombom”, explica a nutricionista Mariana D'Ávila à Globo.
Considerados funcionais, os produtos com 70% e 90% de cacau têm alto teor de antioxidantes e podem proteger contra doenças do coração. Existem ainda os chocolates brancos, à base de soja, de alfarroba, entre outros.
No caso da Java, seguindo nossa filosofia de rótulo limpo, nosso chocolate 70% cacau é feito de 70% de cacau e 30% de açúcar ou outro tipo de adoçante natural.
Tabela de Comparação dos Melhores Chocolates Amargos
O chocolate ao leite tem 32% de cacau e o meio amargo tem entre 40% e 45%. Acima disso, passa a ser considerado amargo. "O chocolate branco é feito com a manteiga de cacau, por isso, tem o maior teor de gordura", explica.
Para o chocolate amargo ou meio amargo, a proposta é de ter ao menos 35% de cacau, segundo projeto na Câmara. Para o chocolate em pó, o mínimo de cacau seria de 32%.
Chocolate amargo Por definição, todo chocolate que utiliza um volume acima de 50% de massa de cacau em sua receita pode ser classificado como amargo.
A porcentagem de cacau num chocolate é a soma de todos os derivados de cacau que tem naquele chocolate em peso dividido pelo peso de todos os ingredientes.
O chocolate amargo é fonte de magnésio, cobre, ferro e manganês. Potássio, zinco e selênio também estão presentes, além de propriedades antioxidantes, que ajudam a acelerar o metabolismo e diminuir a resistência à insulina.
Estudos mostram que o consumo de chocolate com alto teor de cacau pode aumentar as taxas de HDL (bom colesterol) e reduzir os níveis de LDL. O chocolate amargo é rico nas substâncias catequinas e procianidinas, antioxidantes responsáveis por inibir uma enzima que eleva a pressão sanguínea.
No entanto, o chocolate meio amargo quando consumido em excesso também engorda e pode prejudicar a saúde devido ao acumulo de gordura. O cacau presente no chocolate meio amargo ou amargo também possui benefícios importantes para combater o colesterol, melhorar a saúde cardíaca, prevenir trombose e até melhorar o humor.
Benefícios dos chocolates meio amargo e amargo São ótimos aliados da circulação sanguínea e aumentam o colesterol bom (conhecido como HDL), além de serem ricos em magnésio, ferro e selênio.
Todavia, o chocolate pode trazer também alguns malefícios. Em algumas pessoas, sua ingestão pode provocar enxaqueca e alguns problemas gastrointestinais, como a diarreia. Seu consumo frequente também pode levar a quadros de sobrepeso e diabetes, em razão, principalmente, da quantidade de gorduras e açúcar.
“O chocolate mais saudável é o que tem alto teor de cacau.” Tem chocolate amargo com apenas cacau e açúcar (2 ingredientes), tem outros com cacau, açúcar e manteiga de cacau (ou seja, 3 ingredientes) e tem outros com mais de 4. E isso afeta a quantidade de nutrientes, e consequentemente o quanto saudável é o produto.
A nutricionista acrescenta que crianças abaixo de dois anos não devem comer doces, incluindo chocolates. E orienta uma quantidade em torno de 15 g para as maiores. Por isso, os ovos de páscoa pequenos que vêm com um brinquedo dentro são uma opção interessante para elas.