EQST

Para Que Serve O Medicamento Fitoterpico?

Para que serve o medicamento fitoterápico?

fitoterapia é relativo a utilização de plantas para o tratamento de doenças. Todo produto farmacêutico, seja extrato, tintura, pomada, ou cápsula, que utiliza como matéria-prima qualquer parte de uma planta com conhecido efeito farmacológico, pode ser considerado um medicamento fitoterápico.

O que é um fitoterápico?

De acordo com a Anvisa, o medicamento fitoterápico é um remédio produzido a partir de vegetais ou plantas medicinais com alguma ação terapêutica. Eles também são caracterizados por dispor de um conjunto de princípios ativos que são conseguidos a partir de partes de plantas, como raízes, folhas e sementes.

Quais são os produtos fitoterápicos?

Os medicamentos fitoterápicos são definidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como aqueles que são obtidos a partir de derivados vegetais e que os riscos, os mecanismos de ação e onde agem no nosso corpo são conhecidos. Esses medicamentos são feitos exclusivamente de matéria-prima vegetal.

Quais são os produtos fitoterápicos que se pode empregar na fitoterapia?

Dentre as plantas com maior número de registros de uso como fitoterápicos, podemos destacar o ginkgo, a castanha-da-índia, a alcachofra, a soja e o ginseng.

Quem pode produzir fitoterápicos?

Apenas indústrias farmacêuticas certificadas pela ANVISA, através do disposto na RDC 17/2010 (Bra- sil, 2010d), podem registrar e produzir medicamen- tos fitoterápicos.

Quais os chás liberados pela Anvisa?

Dentre as aprovadas estão Achillea millefolium (erva-dos-carpinteiros), Matricaria chamomilla (camomilla) e Mentha pulegium (puejo ou hortelâzinho), que são apenas alguns exemplos.

O que são fitoterápicos e como podemos Utilizá-los?

Os fitoterápicos são medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais. Eles possuem sua eficácia e os riscos advindos do seu uso bem conhecidos. Os medicamentos fitoterápicos são amplamente utilizados em diversas partes do mundo para a prevenção e cura de diversas enfermidades.

O que é fitoterapia Anvisa?

São considerados medicamentos fitoterápicos os obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que inclui na sua composição substâncias ativas isoladas, sintéticas ou naturais, nem as associações dessas com extratos vegetais.

Qual é a importância de não associar fitoterápicos com medicamentos?

Entretanto, podemos dizer que um dos maiores problemas do uso indiscriminado de fitoterápicos é que as substâncias presentes em algumas plantas podem interagir de forma negativa com certos medicamentos empregados no tratamento de doenças como, por exemplo, diabetes e hipertensão.