A Reação de saponificação também é conhecida como hidrólise alcalina, através dela é que se torna possível o feitio do sabão. Falando quimicamente, seria a mistura de um éster (proveniente de um ácido graxo) e uma base (hidróxido de sódio) para se obter sabão (sal orgânico).
Quando usamos sabões e detergentes, a parte apolar de suas moléculas liga-se à gordura, enquanto a parte polar liga-se à água, proporcionando a remoção da sujeira. A água sozinha não consegue remover a gordura dos materiais.
2. Que tipos de gorduras podem ser usadas para fazer sabão? Óleo de cozinha usado, soda caustica, sebo de boi, gordura de coco, etc.
Após o seu endurecimento, o sabão caseiro é cortado e deixado em processo de cura. Este processo pode levar de 45 a 60 dias para ser finalizado. Durante este período, a reação de saponificação continua e o sabão vai deixando de ser alcalino para chegar próximo a neutralidade. Também ocorre a evaporação de água.
Para substituir o detergente A água quente é uma ótima arma contra a gordura e ajuda a amolecer a sujeira dos pratos e panelas; e o sal é um agente esfoliante e bactericida. Para as mãos não ficarem ressecadas, é recomendável usar um par de luvas enquanto se lava a louça.
Modo de preparo
200ml óleo. (Novo ou usado)200ml álcool etanol. (Sua preferência)100ml soda líquida. 1litro água fervente.
80 ml de álcool 70% 50 ml de água sanitária....
Passo a passo
Onde colocar o sabão e o amaciante na lavadora O único ponto de atenção é que, como já comentamos, o sabão em pó precisa ser diluído antes de entrar em contato com a roupa, senão corre o risco de manchar o tecido. Já o sabão líquido, não tem esse problema.
De 1 faça 11litros p/ vender. 1 litro de sabão OMO2 detergente azul1 xícara de bicarbonato em colheres São 6 bem cheias de sopa ! 4 colheres de sal cozinha sopa bem cheia!