A norma 6492 mostra os parâmetros necessários para a aplicação do desenho correto e a compreensão dos elementos em uma planta. Por exemplo, ao fazer uma linha tracejada para representar algo em projeção, tal linha pode ser ser exibida contínua no desenho ou passar a representar outro elemento em vista ou cortado.
Normas técnicas estabelecem parâmetros de qualidade, segurança e normalidade que todos os arquitetos e urbanistas devem conhecer. Normas técnicas estabelecem parâmetros de qualidade, segurança e normalidade que todos os arquitetos e urbanistas devem conhecer.
O AutoCAD já possui um estilo de cota, que é o ISO-25, que sua configuração é preparadas para cotar desenhos onde as unidades de telas são milímetros. Como estamos chamando as unidades de tela de metros precisamos ajustar os valores dos tamanhos dos objetos da cota (linhas,texto,setas..).
Linhas de cota: são linhas finas, com flechas de até 15º nas extremidades, e paralelas a superfícies dimensionadas. Em desenho mecânico utilizam-se setas cheias, preenchidas. Valor Numérico: é o número colocado sobre a linha de cota.
Havendo espaço disponível, as setas que limitam a linha de cota ficam por dentro da linha de chamada com direções divergentes. Quando não houver espaço suficiente, as setas serão colocadas por fora da linha de cota com direções convergentes, exemplificadas pelas cotas de 7, 8 e 12.
No desenho técnico os chanfros podem ser cotados de duas maneiras: por cotas lineares e por cotas lineares e angulares.
As cotas devem ser preferencialmente externas e no mesmo alinhamento; Todas as peças e espessuras de paredes devem ser cotadas; Todas as dimensões totais devem ser identificadas; ▪ As linhas de cota nunca devem se cruzar; ▪ Cotas das peças e paredes, e cotas totais externas.