No Ceará, quem precisar solicitar o Registro Geral (RG) pode procurar os Vapt Vupt, as Casas do Cidadão, e os postos de atendimento localizados em outros municípios do Estado. O POVO tira as principais dúvidas sobre a solicitação do documento. Os atendimentos nesses locais funcionam sob agendamento.
No Ceará, o documento nacional de identificação civil pode ser solicitado nos endereços do Vapt Vupt ou nas unidades da Casa do Cidadão, que atendem por meio de agendamento. As Casas do Cidadão funcionam das 8 horas às 15h30min, e os Vapt Vupt, das 8 horas às 17 horas.
Como tirar Carteira de Identidade Digital
O RG provisório só é emitido para viajantes que embarcam dentro de 48 horas e cujo RG tenha sido emitido no estado de São Paulo. Não é necessário agendar. Basta comparecer ao posto do Poupatempo Guarulhos, dar entrada no procedimento, comprovar a viagem marcada e esperar. O documento é emitido em poucas horas.
Para a emissão da segunda via da carteira de identidade, são necessários os seguintes documentos:
Carteira de Identidade – RG
Para atendimento de RG, é preciso comparecer à unidade selecionada no dia e horário agendados portando a Certidão de Nascimento ou Casamento, original e cópia simples, ou mesmo com o RG anterior, caso tenha sido emitido no Estado de São Paulo.
Para solicitar a segunda via do RG de forma digital, o cidadão precisa ter 16 anos ou mais e possuir um RG anterior emitido após agosto de 2014 no Estado de São Paulo, que tenha um QR Code, o que garante que as informações já estão no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da Polícia Civil.
O agendamento pode ser feito ainda pelo celular ou tablet com o aplicativo SP Serviços, pelo telefone ou pelo site do Poupatempo. O Poupatempo oferece ainda um serviço de envio do RG pelos Correios.
Para requerer a identidade é necessário agendar o serviço em um dos Postos do Poupatempo e apresentar no dia a certidão de nascimento e certidão de casamento. Todos os documentos devem estar legíveis, sem manchas, rasuras ou rasgos. Não é necessário levar foto, pois será tirada no atendimento.
Quem pode retirar: Com o protocolo: qualquer pessoa sem a apresentação de documento. 2. Sem o protocolo: apenas o(a) solicitante do documento. O documento pode ser enviado pelos Correios e está disponível apenas para endereços do estado de São Paulo.
Aqui no portal do Poupatempo, acesse o menu Serviços, escolha “Documentos pessoais”, selecione “RG e antecedentes” e depois clique em “Atestado de antecedentes”. É necessário ter cadastro no portal e estar logado.
Para mudança de nome - RG com o nome alterado e certidão averbada com a alteração do nome no cartório de registro civil - original e cópia simples. Para alteração do número do CPF - certidão narrativa de inscrição no CPF emitida pela Receita Federal - original e cópia simples.
Brasileiro pode tirar até 27 números de identidade, um em cada estado; projeto quer unificação.
Isso não é à toa, já que é possível mudar o número do RG ou até mesmo possuir mais de um. Saiba que pode acontecer de ter até 27 identidades, uma em cada canto do país. Já pensou nisso? Pois é, o número do RG é único para o estado que o faz.
Não. A Lei das Carteiras de Identidade (Lei 7.
Por isso, ao verificar a veracidade de um RG, alguns itens essenciais podem ser checados: