No pulso, basta colocar o dedo indicador e médio esticados sobre o pulso, logo abaixo da base do dedo polegar. Se for no pescoço, você também pode colocar o dedo indicador e médio na lateral do pescoço, próximo de uma veia carótida, pressionando levemente até sentir a pulsação.
Compasso simples é um termo da teoria musical que designa e agrupa as fórmulas de compasso, ou signos de compasso, cuja unidade tempo é representada por um valor simples.
O pulso da artéria braquial é palpável na parte anterior do cotovelo, e é utilizado para a esfigmomanometria (aferição da pressão arterial).
A artéria radial segue pelo lado radial do antebraço, ou seja, parte lateral em posição anatômica, sendo este o mesmo lado do polegar. Ela segue lateralmente até o punho, sendo uma artéria palpável medialmente ao processo estiloide do rádio.
A artéria femoral começa imediatamente no ligamento inguinal, a meio caminho entre a espinha ilíaca anterior superior e a sínfise púbica. Ela termina na junção no início do terço inferior da coxa, onde passa por uma abertura no músculo adutor maior para se tornar a artéria poplítea.
A artéria poplítea, encontrada na parte de trás do joelho e é responsável pela circulação na parte inferior das pernas. Assim como outras artérias do nosso corpo, pode sofrer um quadro de dilatação patológica, conhecida como aneurisma.
No corpo humano, a veia femoral é um vaso sanguíneo que acompanha a artéria femoral. Ela inicia no canal adutor (também conhecido como canal de Hunter) e é uma continuação da veia poplítea. Ela termina na margem inferior do ligamento inguinal, onde muda de nome e se torna a veia ilíaca externa.
Joelho e perna Continuando mais abaixo na extremidade inferior, alcançamos as artérias das pernas e do joelho: as artérias poplítea, genicular superior (medial e lateral), genicular inferior (medial e lateral), tibial (anterior e posterior), maleolar anterior (medial e lateral), e fibulares (peroneais).