A análise de viabilidade econômica e financeira é um estudo que visa a medir ou analisar se um determinado investimento é viável ou não.
A ação das diversas instituições – dentre elas, o governo – determina as regras do jogo. Análise econômica, portanto, é o estudo de todo esse sistema, com o objetivo de compreendê-lo. Com isso, é possível enxergar cenários, possíveis caminhos pelos quais a sociedade seguirá e definir estratégias para percorrê-los.
A situação econômica leva em consideração o patrimônio da empresa e os lucros e prejuízos, já a situação financeira está mais ligada ao fluxo de caixa. ... * Todos os números para cálculos dos índices podem ser obtidos através do Balanço Patrimonial, do Fluxo de Caixa e DRE.
A análise de viabilidade econômica de um processo é imprescindível para saber quais recursos financeiros um processo demandará e se ele é, de fato, economicamente viável.
Analisar as demonstrações financeiras, em empresas de qualquer ramo, ajuda a definir os pontos positivos e negativos de todo o desemprenho operacional e capital. E em posse dessa análise é possível detectar problemas de gestão, tomar decisões estratégicas e expandir as atividades econômicas.
A partir da análise das demonstrações contábeis se torna possível evidenciar e confrontar informações e elementos patrimoniais de uma organização, evidenciando assim aspectos relativos à realidade econômica e patrimonial da empresa, fatores esses que faz com que aperfeiçoem as ações da empresa de maneira estratégica ...
As análises e demonstrações financeiras são importantes, pois apresentam a situação atual de uma empresa, sua capacidade financeira de quitar/contrair dívidas e financiamentos, seu crescimento ou endividamento e a tendência para investimentos.
A análise de balanços é de suma importância para uma empresa que pretende se evoluir, pois através dela pode-se obter informações importantes sobre sua posição econômica e financeira.
É analisar se os valores das demonstrações financeiras cresceram ou diminuíram em comparação com períodos anteriores, ou seja, a análise horizontal permite verificar tanto a situação do patrimônio da empresa quanto seu desempenho financeiro, te permite uma ideia da tendência futura.
Dessa forma, se o patrimônio líquido (PL) pode ser melhor explicado e compreendido através da equação: “PL = Ativos – Passivos”, o balanço patrimonial pode ser melhor compreendido como uma variação dessa equação que afirma o mesmo da seguinte forma: “Ativos = Passivos +PL”.
Demonstrações financeiras são relatórios contábeis que detalham a situação financeira geral de uma empresa. Com base nelas, é possível realizar a apuração dos impostos, controlar o fluxo de caixa, realizar melhores investimentos e conseguir gerenciar melhor todos os aspectos do negócio.
Demonstrações contábeis são de suma importância para qualquer organização. É por meio delas que diferentes partes tomam conhecimento sobre a atual situação de uma empresa, verificando se os recursos investidos estão sendo devidamente bem aplicados em torno do objetivo de trazer lucro ao negócio.
O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa.
Pode-se afirmar que o objeto da Contabilidade é o estudo do patrimônio definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma ou mais pessoas, em seus aspectos estático (econômico e financeiro) e dinâmico (variações sofridas pela riqueza patrimonial) e nos seus aspectos qualitativos e quantitativos, ...
O ativo da empresa corresponde aos bens e direitos que ela possui e que podem ser convertidos em dinheiro. É a parte positiva do balanço patrimonial e identifica onde os recursos da foram aplicados.
O balanço patrimonial é um relatório contábil gerado após o registro de todas as movimentações financeiras de uma empresa em determinado período. ... A demonstração informa toda a situação patrimonial, ou seja, os bens, direitos e obrigações de uma empresa.
Seu cálculo é sempre igual a diferença entre o valor total do Ativo e o valor total do Passivo. Logo, este item representa basicamente a riqueza dos acionistas da empresa, incluindo os recursos aportados na sociedade (capital social), reservas, ações em tesouraria e ajustes contábeis.
A estrutura básica de um BP é composta por duas colunas, sendo que a da esquerda apresenta dados referentes aos ativos da empresa e a da esquerda as informações sobre os passivos e o Patrimônio Líquido (PL).
No relatório em seu lado esquerdo ficam os Ativos da empresa e do lado direito os Passivos e o Patrimônio Líquido. A sua situação é sempre de equilíbrio, onde os Ativos são iguais ao montante de Passivos. Os valores são agrupados em contas para facilitar a análise e a sua ordem é determinada pela situação de liquidez.
Veja os passos principais para montar seu balanço patrimonial:
Resumindo, o que analisar em um balanço patrimonial
Afinal, quais passos devem ser seguidos para fazer uma DRE?