O Marinheiro de Convés possui, basicamente, as mesmas funções do Moço, que se expandem para o auxílio nas manobras de atracação e desatracação e limpeza e organização dos paióis em geral. Nas manobras de carga e descarga, é o encarregado da supervisão de entradas de pessoas e mercadorias no navio. Contramestre (CTR):
O marinheiro pertencente à seção de convés, máquinas e radiocomunicação, entre outras atividades, deve ser um profissional certificado. Para isso, além da formação específica na sua área de atuação, deve possuir formação náutica complementar.
Os pré-requisitos para entrar no curso de formação de aquaviários são: ser brasileiro nato ou naturalizado, ter mais de 18 anos de idade e ensino médio completo. Quem tem interesse em se tornar aquaviário não precisa participar de concurso.
Para ingressar na carreira de aquaviário o interessado deve procurar a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência mais próxima, que estão localizadas em todo território nacional....Para se candidatar ao CFAQ o interessado deverá: