O apólogo é um texto narrativo dramático de curto tamanho que apresenta histórias fantásticas, vividas por personagens inanimados (elementos sem vida na realidade), com intuito de apresentar uma “lição de moral” ou uma “conduta de comportamento”.
O Apólogo é um gênero alegórico em que os personagens são animais, plantas, objetos ou até partes do corpo humano, trazendo um ensinamento de vida por meio de situações semelhantes às reais.
Significado de Apólogo substantivo masculino Narrativa que, geralmente em prosa ou verso, traz consigo uma lição moral, sendo os personagens seres inanimados, animais ou objetos que dialogam como humanos.
Coser é sinônimo de costurar, no caso, tecidos mesmo.
Homônimos são vocábulos que têm a mesma pronúncia – e às vezes a mesma grafia -, mas sentido diferente. No caso acima, coser e cozer são homônimos homófonos ou heterográficos: iguais na pronúncia e diferentes na escrita. Do verbo latino “consuere”, unir uma coisa com a outra, costurar, coser.
Corrigir, remendar, arranjar ou reparar; v.
Significado de Coso Coso vem do verbo coser. O mesmo que: alinhavo, uno, cirzo, costuro.
1 recital, audição, sarau. Combinação: 2 acordo, acerto, ajuste, aliança, combinação, concordância, convenção, pacto, trato.
Com a letra C, "concerto" ganha os significados de apresentação musical ou, de uso menos comum, de harmonia ou acordo.
Pronúncia de concerto e conserto Enquanto substantivos masculinos as palavras concerto e conserto são pronunciadas com a vogal e fechada (ê).
CONSERTO/CONSERTAR: O verbo “consertar” equivale a “restaurar (coisas estragadas ou que não funcionam)”, “reparar”.
"Concertar" (com c), significa "executar obras musicais". Ex.: Um concerto é uma composição musical. "Consertar" (com s), significa "corrigir", "reparar", "restaurar".
Use concerto quando tiver significado de audição musical, harmonia de instrumentos ou vozes, composição musical extensa. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Use conserto quando tiver significado de reparo, restauração, reforma, remediar, corrigir, colocar algo em bom estado.
As duas formas, concerto e conserto, existem e estão corretas, basta saber quando e como empregar cada uma delas, já que, apesar de serem tão parecidas, guardam em si significados bem diferentes.
Passo e paço: homófonos As palavras passo e paço apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.
Quando for um substantivo, a palavra conserto, grafada com 's', refere-se ao ato de consertar; reparação; compostura; arranjo; remendo. Quando for a forma verbal de consertar, significa arranjar, compor, reparar. Observe os exemplos: O conserto do carro ficou caríssimo!