Gramática. As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas. Quando as orações podem ser independentes uma da outra, mas estão ligadas pela conjunção, são chamadas de orações coordenadas.
As conjunções coordenativas são palavras que ligam duas orações ou termos da oração com a mesma função. A conjunção é a palavra que liga duas orações ou termos de mesma função na oração. ... As duas orações estão ligadas pela conjunção "e" e não têm relação de dependência entre si.
A conjunção é a palavra que une orações ou termos de uma oração que possuem mesma função. Essa relação estabelecida entre as orações pode ser independente (orações coordenadas) ou dependente (orações subordinadas).
Resposta: A conjunção é a palavra que liga duas orações ou termos de mesma função na oração. Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, estabelece entre elas uma relação de coordenação ou subordinação. ... As duas orações estão ligadas pela conjunção "e" e não têm relação de dependência entre si.
As conjunções subordinativas são palavras invariáveis, cuja função é unir orações, pois uma delas exerce o papel principal, e a outra, o papel de subordinada, ou seja, dependente da primeira para a construção completa de seu sentido.
As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes....Exemplos:
Conectivos são palavras ou expressões que interligam as frases, períodos, orações, parágrafos, permitindo a sequência de ideias....Lista de Conectivos
Esses conectivos indicam o tempo de desenvolvimento da ação mencionada. Conectivos: Quando, antes que, depois que, até que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, ao mesmo tempo que.
Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição. Consiste na menção de elementos que já apareceram ou ainda vão aparecer no texto.
A coesão textual é a conexão linguística que permite a amarração das ideias dentro de um texto. Dentro do texto, a coesão pode ser compreendida pelas relações linguísticas, como os advérbios, pronomes, o emprego de conectivos, sinônimos, dentre outros. ...
Pode ocorrer coesão referencial em elipses, anáforas, catáforas, contiguidades e reiterações. Exemplo de caso em que o referente que foi retomado na oração: O coelho dormiu. Ele fica cansado quando rói muito os móveis, mas é um roedor muito dócil. - Anáfora: acontece quando palavras já referidas no texto são retomadas.
Usamos, no decorrer do texto, palavras para que os leitores retomem algo que foi dito anteriormente, ou atentem a algo que será dito. Pode ser usada no meio de figuras de construção, como é o caso das anáforas, por exemplo. Esse artigo, entretanto, refere-se ao que denominamos Coesão Sequencial.
Coesão Sequencial. Chamamos de coesão sequencial o elemento que é responsável, em uma narrativa, por apontar a sua evolução e caracterizar a passagem de tempo. São marcadores verbais no decorrer do texto que irão apontar a passagem do tempo, permitindo que o texto tenha uma progressão lógica e coesa.
A coesão referencial pode ocorrer por meio de algumas figuras de construção/sintaxe, como as anáforas, catáforas e elipses, e as correferências não anafóricas (contiguidades, reiterações). A coesão sequencial é aquela que cria nos textos as condições para sua progressão.
Coesão por Referência Exofórica.: é aquela que se refere a um elemento fora do texto. Ex.: A gente era pequena naquele tempo. E aquele era um tempo em que ainda se apregoava nas ruas. Endofórica.: pode se referir a algo mencionado anteriormente no texto à anáfora ou a algo mencionado posteriormente à catáfora.
A coesão sequencial é um recurso que colabora com a evolução textual apontando a passagem do tempo. ... Dessa maneira, a coesão sequencial colabora com a estrutura textual uma vez que auxilia na articulação das palavras e frases dentro de um texto.
Chamamos de referenciação as diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. Um dos fatores que podem nos auxiliar no momento da construção de um texto é a referenciação. ...