As famílias da tabela periódica são os grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18, dispostos de acordo com os respectivos números atômicos e as propriedades físicas e químicas dos elementos. Esses grupos correspondem às duas primeiras colunas verticais e as seis últimas colunas, também verticais, existentes na organização.
Na tabela periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico ao longo das linhas horizontais denominadas períodos. As colunas da tabela são denominadas grupos ou famílias e reúnem elementos químicos com propriedades químicas semelhantes.
As famílias ou grupos da Tabela Periódica são os elementos que estão em uma mesma coluna e apresentam propriedades semelhantes.
Assim, a Tabela Periódica atual é organizada em ordem crescente de números atômicos. Os elementos estão organizados indo da esquerda para a direita, aumentando uma unidade no número atômico. ... Esses elementos também aparecem organizados em linhas verticais que são denominadas de famílias ou grupos dos elementos.
Os elementos são listados, sequencialmente, na tabela periódica, na horizontal em ordem crescente conforme seus números atômicos e organizados em famílias, grupos e períodos.
Logo após organizar os elementos em ordem crescente de massa atômica, Mendeleev manteve o padrão, mas posicionou os elementos em colunas horizontais e verticais, respeitando as características e semelhanças dos elementos.
Johann W. Döbereiner (1780-1849) foi um dos primeiros a observar uma ordem para organizar os elementos químicos. ... Ele sugeriu uma organização baseada em tríades, ou seja, os elementos eram agrupados em trios conforme as suas propriedades semelhantes.
Resposta. Atualmente, os elementos estão organizados em ordem crescente de número atômico. O número atômico (Z) é equivalente ao número de prótons.
Elas são representadas e nomeadas da seguinte forma: