Chamamos de retrógrado o planeta que, quando visto da Terra, nos dá a impressão de andar para trás. Por isso, a influência de sua energia diminui, traz atrasos, às vezes confusão, cancelamentos, o que nos possibilita revisão e reavaliação da situação que foi criada.
Para saber se temos algum planeta retrógrado no mapa e só verificar na mandala astrológica se tem um símbolo de “R ou RX”. O Sol e a Lua são considerados luminares e eles jamais ficam retrógrados. Segunda a astrologia um planeta retrógado é como se visto da Terra dá a impressão que ele esta andando para trás.
É certo e sabido que Mercúrio, regente da comunicação, dos acordos e de todas as trocas de informação, pode trazer confusões e problemas quando está em movimento retrógrado. Assim, desaconselham-se as negociações e os contratos nesta fase, porque o risco de haver mal-entendidos, atrasos e extravio de papéis é maior.
Mas o ano terá mais duas retrogradações do planeta. Entenda! O movimento retrógrado de Mercúrio - que nada mais é do que a inversão do seu curso natural por aproximadamente três semanas - se tornou muito temido nos últimos anos devido a maior predisposição a imprevistos, falhas na comunicação e ruídos tecnológicos.
O que evitar durante Mercúrio retrógrado
Planeta fica retrógrado de 13/10 a 3/11 e pode atrapalhar a comunicação; veja os significados para o seu signo solar! Nesta terça-feira, 13 de outubro de 2020, começa o último Mercúrio retrógrado de 2020.
"Alguns signos podem ter sua influência negativa amenizada. São eles: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião e Peixes. Outros poderão ter seus desafios dificultados, como é o caso de Áries, Libra, Sagitário, Capricórnio e Aquário. Gêmeos e Leão tendem a sofrer pouca influência de Mercúrio em Câncer", analisa Carlos.
O inferno astral nada mais é que os 30 dias que antecedem o seu aniversário. É comum durante esse período ouvir pessoas reclamando que nada dá certo, as coisas não fluem, o humor fica instável e parece que o universo está contra você.