O que significa o Dia da Conscincia Negra? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
No dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra. A data foi oficializada por uma lei de 2011 e é inclusive feriado em alguns estados e cidades. Ela foi escolhida para homenagear Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, que morreu nesse dia, em 1695.
Por que o dia 20 de novembro foi escolhido para comemorar o Dia da Consciência Negra?
A escolha do dia 20 de novembro não foi aleatória, foi feita por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro de 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares. ... Zumbi foi um grande líder e representante da resistência negra em sua época.
Como foi criado o Dia da Consciência Negra?
A ideia era usar a data para relembrar a luta dos negros escravizados que se rebelaram contra o sistema escravista da época. Já em 2011, no governo Dilma Rousseff, por meio da Lei nº 12.519, a data foi oficializada como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”.
O que é e para que serve o Dia da Consciência Negra?
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.
Quais os Estados que comemoram o Dia da Consciência Negra?
Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro têm leis estaduais que determinam o feriado de 20 de novembro. Já outros Estados, como Minas Gerais e São Paulo, comemoram em apenas algumas cidades.
Como explicar a consciência negra na educação infantil?
Músicas, danças, jogos, brincadeiras e atividades de origem africana, como a capoeira. A escola ainda pode investir em projetos como feiras, eventos e apresentações culturais para trabalhar o tema de forma integrada, aproveitando a oportunidade para envolver as famílias e a comunidade escolar na temática.
Quais estados não consideram o Dia da Consciência Negra como feriado?
No Distrito Federal e em oito estados – Acre, Ceará, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe– não é feriado em nenhuma cidade.